10 Fatos sobre alimentos cênicos que costumam ficar por trás das câmeras nas filmagens

Arte
há 2 anos

Nos filmes dos anos 1960, a moda era usar macarrão, principalmente espaguete, para as cenas que incluíam algum almoço ou jantar, porque era fácil de fazer e se mantinha em boas condições no prato durante bastante tempo. Mas, como as outras coisas, a comida dos filmes também evoluiu nos últimos anos, criando todo um submundo gastronômico ao seu redor, assim, além dos chefs, conta também com a ajuda dos fotógrafos especializados, além dos chamados estilistas culinários.

Incrível.club vai contar agora 10 curiosidades sobre o preparo dos pratos que costumamos ver nas telonas.

1. Quem prepara os alimentos é um profissional altamente qualificado

O papel dos estilistas culinários cinematográficos não é apenas cozinhar, mas também fazer com que os alimentos pareçam reais diante das câmeras, além de serem comestíveis e consigam aguentar as demandas exigidas pela filmagem (duração, clima e temperatura, etc).

Eles precisam ter uma ampla formação culinária, e também possuir conhecimentos de nutrição e manejo de técnicas de cozinha de última geração, como a gastronomia molecular, ciência que pesquisa as transformações sofridas pelos ingredientes durante as preparações.

2. Cada prato requer um trabalho de pesquisa prévio

Os estilistas devem se informar previamente sobre o que terão de preparar, e também quais outros fatores podem influenciar a aparência ou o resultado dos pratos. Por exemplo, se o filme tem uma ambientação histórica, se é de fantasia ou ficção científica, se o prato é tradicional de uma região geográfica e existe um jeito específico de preparação ou de como esse alimento deve ser apresentado.

“Diante de uma câmera, tudo tem um significado, inclusive a comida”, revela a estilista culinária Marta Cárdenas. “Precisamos ter uma mentalidade de diretores de arte, olhar pinturas, fotografias, revistas de culinária antigas para encontrar inspiração”.

3. É preparada uma grande quantidade de alimentos para cada cena

Cada prato deve ter várias réplicas, caso seja necessário fazer várias tomadas das cenas. “Para uma gravação de Ação de Graças, preciso de 8 a 24 perus, porque cada vez que cortam um peru, é necessário um novo”, conta a chef Chris Oliver, uma das estilistas gastronômicas mais famosas da televisão e do cinema nos EUA.

Além disso, há cenas em que os atores realmente comem; se comem metade do hambúrguer e é necessário repetir a cena, eles precisam recomeçar com um hambúrguer inteiro. Para cada filmagem de Chef, foram preparados aproximadamente 800 sanduíches. “Você precisa comer e depois voltar a comer e em seguida comer de novo para cada ângulo e cada cena”, diz o diretor do filme, Jon Favreau.

4. No cinema, ao contrário da fotografia, quase sempre se usa comida de verdade

Preparar um prato apenas para uma sessão de fotos não é a mesma coisa que preparar um prato destinado a uma cena cinematográfica. O primeiro não precisa nem ser comestível, pois ninguém perceberia, mas, nos filmes, ainda mais agora que os diretores querem que os atores interajam com a comida, a fim de tornar as cenas mais reais, forjar o alimento é quase impossível.

Ao mesmo tempo, com os avanços tecnológicos, como as lentes de alta definição (HD), as coisas falsas ficam em evidência diante das câmeras, por isso, os diretores apostam cada vez mais em objetos e alimentos 100% autênticos.

5. Existem sim situações em que alguns alimentos são forjados

Às vezes são usados alimentos cênicos, ​​por exemplo quando não se destinam ao consumo dos atores e sua finalidade é meramente decorativa. Esse foi o caso da filmagem da cena do aniversário de Não Olhe para Trás, para o qual havia sido preparado um bolo falso, já que não ia ser comido. No último momento, no entanto, o diretor mudou de ideia.

“Tivemos de cortar o bolo, que era feito de espuma de polietileno, com uma serra, porque nenhuma das minhas facas conseguia atravessá-lo e, em seguida, colocar camadas de bolo de verdade para fazer com que parecesse real. Finalmente tivemos de enviar o pessoal rapidamente a muitos mercados para procurar bolos com camada branca, para fazer parecer que os figurantes ao fundo estavam realmente comendo o bolo”, lembra a estilista culinária McSorley.

6. Alguns pratos não chegam à cena final, mas quase sempre são consumidos

Não é muito comum restarem sobras, os atores muitas vezes precisam comer durante as suas cenas e a equipe de filmagem se encarrega de acabar com o resto. O que não é consumido no set e está em bom estado pode ser refrigerado e guardado para outros projetos, doado a instituições de caridade ou reciclado para criar outros pratos, geleias ou molhos.

7. Também é preciso cuidar da saúde dos atores

Muitos alimentos passam horas no set e não apenas devem ter o mesmo aspecto apetitoso cena após cena, mas também devem ser mantidos em bom estado. Às vezes, os pratos são substituídos por outros frescos e, outras vezes, criam-se alternativas com maior durabilidade. Peixe e marisco são produtos que se deterioram facilmente, razão pela qual se tornam altamente tóxicos.

Para esses casos, os estilistas culinários devem procurar alternativas que, além de serem visualmente semelhantes, continuem parecendo saudáveis. “Tive de fazer muitas ostras falsas, faço isso com o flan, um creme de confeitaria que depois tinjo e, com um pincel de ar, dou forma. Eles escorregam perfeitamente para fora da ostra”, afirma a estilista gastronômica Melissa McSorley.

8. São inventadas e preparadas comidas que não existem

Preparar um banquete ambientado nos anos 3000, em algum planeta fora da Via Láctea, requer muita pesquisa e criatividade. Provavelmente a vegetação seria totalmente diferente, se tivesse alguma. Os estilistas culinários têm de usar toda a sua imaginação para criar pratos que não existem, mas que precisam ser críveis ao espectador, cuidando não apenas da sua aparência, mas também do seu sabor, textura e apresentação.

“As mãos (dos atores) podem estar envoltas em luvas que não sejam de borracha, mas de silicone esculpida ou de látex, moldadas para que não pareçam mãos humanas. Tem de ter cuidado com o que vai servir, porque realmente não podem usar as mãos. Eles estão comendo com luvas”, diz Janice Poon, uma das estilistas gastronômicas mais populares da televisão americana.

9. Os estilistas culinários usam muitos utensílios

Se quiser saber o que um estilista culinário precisa para fazer seu trabalho, pense em todos os utensílios que você tem em sua cozinha multiplicados por dez, somados a um arsenal de itens específicos para diversas tarefas, como pinças, pincéis, seringas, pulverizadores, maçaricos ou spray congelante, entre outros.

Muitas vezes, os locais de filmagem ficam no meio do nada ou onde não há nenhuma cozinha disponível, por isso os estilistas culinários cinematográficos possuem suas próprias cozinhas móveis, que são trailers modernos e sofisticados, equipados com tudo o que precisam para poder preparar seus pratos, onde quer que estejam.

10. Os pratos do roteiro devem se ajustar à dieta pessoal dos diferentes atores

Antes do início da produção, a equipe da cozinha deve se informar sobre a dieta de cada ator, seja por alergias alimentares, dietas temporárias exigidas pelo papel ou pelos tipos de alimentação específicos por escolhas pessoais. A chef Chris Oliver diz que em uma ocasião, para uma cena, um ator vegano precisava comer um ovo frito e, por sua opção pelo veganismo, não estava disposto a fazê-lo.

A equipe da cozinha teve de fazer um ovo frito que tivesse a mesma aparência de um ovo normal, mas que fosse adequado aos veganos: “Como se faz um ovo vegano? Se eu te contasse... Gastronomia molecular. Nem ao menos consigo lhe explicar como, mas posso fazer. Era de manga e tofu. Se olhar a cena, não notará nenhuma diferença”.

Qual é seu prato preferido? Você presta atenção nesses detalhes quando está assistindo a um filme? Já percebeu erros envolvendo alimentos nas gravações das cenas?

Comentários

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Isso me fez lembrar daquela rede de FastFood que no papel o Hambúrguer e lindo e ao vivo nem falo. hahaha

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