14 Perguntas simples sobre arte, cujas respostas poucos sabem

Arte
há 5 anos

Você já pensou no motivo de um regente precisar de um batuta ou por que é tão difícil distinguir palavras na ópera? Ou, por exemplo, por que Picasso pintou quadros tão estranhos, embora soubesse desenhar muito bem? Se você é uma das pessoas que sempre tiveram essas dúvidas, ficamos felizes em dizer que neste post você encontrará respostas para esses e outros mistérios sobre balé, pintura e música clássica.

No Incrível.club tentamos explicar tudo da maneira mais simples possível, para que até quem não é profundo conhecedor de arte possa entender as respostas para algumas das dúvidas mais comuns nesse âmbito.

1. Por que Picasso, sabendo desenhar, pintava
quadros estranhos?

Resumindo, ele estava procurando seu próprio estilo. O ponto de virada em sua arte foi o Retrato de Gertrude Stein, em 1906, que por muito tempo não conseguiu terminar. A escritora posou para ele 80 vezes, mas Picasso não gostava do resultado. Ele deu um intervalo de vários meses e completou o trabalho depois de se afastar do estilo realista. No retrato você pode ver as mudanças nas formas, que se intensificariam com o tempo.

Além disso, no mesmo ano, 1906, o artista visitou uma exposição e conheceu uma escultura africana, que teve uma grande influência sobre seu trabalho. O artista ficou impressionado com as formas simples e a ausência de detalhes desnecessários, e a pintura “Les demoiselles d’Avignon” (e depois o Autorretrato, feito em 1907), foram suas primeiras obras no estilo cubista. É a melhor confirmação de quão forte foi o impacto deste evento sobre o artista.

2. De onde vem a tradição de aplaudir?

Da Roma antiga. Também apareceram os primeiros aplausos contratados, que hoje são chamados de “claques”. Estas são pessoas que aplaudem um ator ou cantor em troca de uma remuneração. O imperador Nero era famoso por sua paixão por aplausos: ele adorava atuar no palco, declamando poemas e canções de sua própria autoria. Mais tarde, a tradição mudou-se para as igrejas, onde o povo aplaudia os sacerdotes que pregavam.

3. Por que os cantores de ópera costumam ser gordinhos?

Não podemos dizer que a obesidade dos cantores de ópera seja um mito, mas é um boato que provavelmente surgiu devido a artistas famosos como Luciano Pavarotti e Montserrat Caballé. Um cantor de ópera precisa de uma boa respiração e um amplo diafragma, e não um grande volume corporal. Por outro lado, aulas de canto desenvolvem a caixa torácica, então um cantor pode parecer mais obeso do que realmente é.

A propósito, o próprio Pavarotti disse que seu enorme peso não era mais que uma consequência de seu grande amor pela boa comida. Hoje, entre os jovens cantores de ópera, encontramos pessoas magras com cada vez mais frequência, já que a aparência desempenha um papel importante.

4. Por que existem apenas 7 notas, mas a música
sempre é diferente?

Porque não se trata apenas disso. Na oitava, além das 7 notas conhecidas por todos, há também semitons, diesis, bemóis e sustenidos, pelos quais aparecem 12 sons. Além disso, a sequência de notas não é tudo: há também ritmo, registros e uma combinação diferente de instrumentos. É interessante que também exista um “problema” similar na literatura. O especialista em teatro, o francês Georges Polti, considerou que todas as obras literárias do mundo são baseadas em 36 situações dramáticas que representam as experiências das pessoas e suas relações mútuas.

5. É possível perceber que o “Quadrado Negro” de Malevich está pendurado de cabeça para baixo?

Sim. Como mostram os estudos do quadro, sob uma camada de tinta há uma inscrição em que se lê, provavelmente, assim: “Batalha dos negros numa caverna escura”. Foi feito pelo próprio Kazimir Malevich. Além disso, abaixo do quadrado, há uma composição abstrata com cores.

6. Por que “A Mona Lisa” é tão famosa?

Por seu roubo. A história da fama mundial da Mona Lisa começou em 1911, quando foi roubada do Louvre por um de seus funcionários, Vincenzo Peruggia (a propósito, até Pablo Picasso era suspeito deste crime). “La Gioconda” foi encontrada apenas dois anos depois e, por seis meses, foi exibida em galerias, apareceu na imprensa de todos os países e figurava em selos e cartões postais, tornando-se a obra de arte mais replicada do mundo.

7. Como distinguir Manet e Monet?

Por sua maneira de pintar. Édouard Manet pintou quadros mais realistas, com contornos claros e objetos reais, enquanto nas obras de Claude Monet é dada especial atenção à combinação de cor e luz, e as pinceladas costumam ser grossas. Curiosamente, ambos os artistas viveram na mesma época, eram impressionistas e tinham barba, por isso às vezes eram confundidos.

Há uma opinião generalizada de que, se há pessoas na imagem, então é Manet, e se, em termos gerais, existem pontos indistintos, é de Monet. No entanto, Claude Monet muitas vezes pintava pessoas, então é preciso concentrar-se no estilo de pintura.

8. Por que é difícil distinguir as palavras na ópera?

Devido ao fato de que os artistas têm que sacrificar a pronúncia correta de palavras e letras para o benefício do som da voz. Em primeiro lugar, trata-se das vogais, que os cantores pronunciam de tal forma que todas soam quase iguais. Isso é necessário para criar uma ressonância, ou, em outras palavras, para que a voz ocupe toda a sala do teatro, porque na ópera os intérpretes não têm microfones: essa função é preenchida pelo aparelho vocal do cantor.

9. Por que as bailarinas usam tutu?

É apenas para o conforto da bailarina. A história do tutu anda de mãos dadas com a moda. Os primeiros trajes de bailarinas, semelhantes aos modernos, surgiram na década de 1830, quando Marie Taglioni, solista do balé “La Sylphide”, apareceu no palco com uma saia branca exuberante abaixo do joelho, que não restringia seus movimentos. Segundo a lenda, o figurino leve foi inventado pelo pai da moça, que queria fazer a figura imperfeita de sua filha parecer mais refinada e leve.

Um tutu quase moderno surgiu na década de 1920, quando os vestidos de cintura baixa ficaram na moda e o elemento mais famoso do vestido da bailarina mudou-se para os quadris. O tutu foi feito na década de 1960, mas no balé moderno muitas vezes você pode encontrar uma saia mais fofa que vai até o meio do quadril.

10. Por que um maestro precisa de uma batuta?

Para que os movimentos de sua mão possam ser vistos por todos os músicos. Com o mesmo propósito, a batuta é branca. Na parte oculta na palma da mão do maestro há um contrapeso na forma de um botão redondo, e o centro de gravidade se move para ficar na área do segundo ou terceiro dedos. Tudo isso é feito para ficar mais confortável segurá-la.

11. Por que o picadeiro do circo é redondo?

Para a comodidade dos cavalos. O pai do circo moderno é considerado o inglês Philip Astley, que, no final da década de 1760, fundou uma escola equestre. Lá, além do treinamento, foram organizadas performances em que as acrobacias equestres eram mostradas ao público. Foi por causa dos cavalos que a pista se tornou redonda. Astley estabeleceu empiricamente que era mais confortável para eles galoparem em círculo. Além disso, ele calculou o diâmetro ideal: 13 m. Desde então, os picadeiros de todos os circos do mundo são redondos e têm o mesmo tamanho.

12. Qual o critério da disposição dos músicos numa orquesta?

Sentar-se na forma de um leque ajuda os músicos a verem bem o maestro, que está no lugar onde estão localizados os eixos imaginários desse objeto. Instrumentos musicais do mesmo tipo são colocados na mesma linha ou grupo. Desta forma, os músicos podem ser ouvidos e o som fica mais harmonioso. Além disso, como o número de instrumentos e o volume em diferentes grupos não são os mesmos, sentar-se de certa forma permite que a orquestra soe da maneira desejada. No entanto, apesar de todas as regras, a localização final dos músicos depende do maestro.

13. Qual a diferença entre a ópera e a opereta?

Na ópera clássica (ou na grande ópera) todos os diálogos e monólogos são cantados, mas na ópera cômica os artistas também podem falar. Já na opereta, além dos cantos e conversas, pode haver dança também.

14. É permitido assistir a um espetáculo de ópera
ou balé de calça jeans?

Sim, você não será impedido de entrar na sala. No entanto, se for uma estreia ou se os seus lugares estiverem na plateia, você deve escolher uma roupa considerada mais apropriada para esse tipo de ocasião. Um homem pode ir de terno e uma mulher, com um vestido comum até o joelho ou maior, com as costas fechadas.

Que tipo de arte você prefere? Qual foi o evento cultural mais recente a que assistiu?

Imagem de capa Depositphotos

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Esse é o tipo de matéria que acho que não vou gostar e acabo achando bem interessante.

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