17 Truques que fazem alimentos parecerem mais bonitos em propagandas

Receitas
há 8 meses

Por que alimentos de propagandas parecem muito melhores do que os da vida real? Fiquei curioso e eis o que encontrei. Cuidado. Depois deste vídeo, você pode nunca mais vai ver os comerciais da mesma forma.

Uma das comparações mais controversas entre comercial/realidade foi feita com os hambúrgueres do McDonald’s. Não me leve a mal — sei que praticamente todo mundo gosta daquelas batatas douradas e dos lanches rápidos, mas... eles são bem diferentes do que as propagandas mostram. É, não dá pra ter aquele delicioso Hambúrguer de Siri do Bob Esponja na vida real, mas os que aparecem na TV são perfeitos demais. Por que será, hein?

Bem, existem pessoas que são pagas para planejar, preparar e maquiar alimentos para anúncios. Esses profissionais são chamados de estilistas de comida. Sabe aquelas sementes de gergelim que parecem ter sido salpicadas aleatoriamente? Na verdade, estão exatamente onde deveriam, pois os estilistas de comida as colaram no pão. Esse também é outro item importante. Esses profissionais escolhem o melhor pão entre dezenas deles.

E não é só isso. Você já viu aquelas propagandas em que todos os ingredientes do hambúrguer caem em cima uns dos outros em câmera lenta? Para conseguir fazer essa “queda livre”, os fotógrafos tiveram que desconstruir os hambúrgueres. Depois, colocaram cada ingrediente pendurado sobre uma linha. Aí, todos caem quando as linhas são cortadas — o pão, a carne, os picles e o tomate. Na edição de imagem, a linha e outras partes desnecessárias do sistema são apagadas. A ideia por trás disso é garantir que o público possa ver todos os produtos. Depois de montar o sanduíche, os estilistas de comida usam seringas cheias de ketchup e mostarda para completar o look. Em seguida, derretem as bordas do queijo para parecer que o hambúrguer está quente e pronto para ser comido.

E as bebidas? Os estilistas usam cubos de plástico transparente no lugar dos de gelo em propagandas. Obviamente, a ideia principal é mantê-los do mesmo jeito sob as luzes quentes do estúdio. Os cubos plásticos não derreterão e ainda ficarão mais bonitos na câmera.

Este aqui é meu preferido, pois eu jamais imaginaria que é feito assim. Os estilistas pegam bolas de algodão encharcadas de água e as aquecem em um micro-ondas. Depois, elas são colocadas atrás do prato ou xícara. A fumaça que sai da bebida pode ser acrescentada na edição do vídeo, mas às vezes é preciso de uma em tempo real, contrastando com o plano de fundo escuro. É... com fumaça fica bem mais legal, não é mesmo?

Sabia que os fotógrafos de comida usam purê de batata em vez de sorvete? Assim como acontece com os cubos de gelo, a delícia congelada não dura horas em uma sessão de fotos. Então o purê é misturado com corante para ficar “saborizado” e formar aquela bola perfeita de sorvete. Por falar nisso, sabia que cientistas japoneses inventaram um que não derrete? Tudo graças a uma substância presente nos morangos. O sorvete demora mais a derreter porque esse ingrediente especial dificulta a separação da água e do óleo.

Agora vamos falar sobre outro tipo de creme. Você pode não acreditar, mas fotógrafos usam creme de barbear no lugar de chantilly. É que a cobertura de verdade acaba murchando após algum tempo. Aí, não ficará tão firme e bonita quanto o creme de barbear. Então, em vez de ter uma meleca em cima dos morangos, obtém-se um creme brilhante e fofinho.

O chocolate derretido parece ser tão cremoso nas propagandas... É que os estilistas usam uma mistura química. O chocolate falso é um gel, curiosamente o mesmo usado para fazer slime. Aí, é adicionado corante alimentício marrom e um pouco de chocolate em pó.

Agora vamos falar das panquecas. Oh, não se preocupe, elas são de verdade — só a calda é que é substituída por óleo de motor. Como as panquecas são como esponjas, acabam absorvendo a calda, o que é um problema para os fotógrafos de comida. O óleo de motor tem cor parecida e é muito mais consistente. Além disso, os xaropes de agave e de bordo são caros. E tem outro detalhe: às vezes os fotógrafos colocam uma folha de papelão entre as panquecas para que a pilha fique mais estável. Assim, a torre parecerá mais alta e mais fofinha. Vou falar mais sobre o papelão quando chegar na parte dos bolos. Não saia daí.

As frutas são brilhantes e apetitosas na TV porque, durante a edição, os fotógrafos aumentam a saturação. E tem outro segredinho — eles usam spray capilar para deixá-las mais luminosas.

Por falar nisso, existe outro truque usado em morangos. Os produtores aplicam batom neles para que fiquem ainda mais vermelhos. É essencial escolher o tom certo dessa maquiagem.

Imagine uma propaganda de cereal. Lembra de como o leite cai na tigela? Bem, aquilo pode não ser leite. Às vezes, os fotógrafos o substituem por cola. Assim, o cereal não ficará encharcado. E os flocos ficarão na superfície, mantendo a forma original.

Já mencionei como fotografam o hambúrguer, mas e o bife? Às vezes os profissionais usam graxa de sapato para fazê-lo parecer mais escuro. A carne pode ficar seca e desbotada, então é tingida com graxa. E, para finalizar, costumam passar óleo de girassol.

Imagine que você é um fotógrafo de comida e que seu cliente quer uma propaganda para a nova loja de tacos dele. Como você fará esse lanche ficar aberto para mostrar os deliciosos ingredientes? É só colocar pedacinhos de esponja no fundo e cobri-los com o recheio. Prontinho! Agora você tem um taco consistente e bonito!

Lembra que eu prometi voltar a falar sobre o papelão? Então, é agora. Esse material é usado dentro de bolos para fazê-los ficarem intactos durante sessões de fotos mais longas. Assim, os que têm muitas camadas continuarão irresistíveis. Pedaços pequenos de papelão são colocados entre as camadas e depois tampados com cobertura.

Estes truques geniais são usados para fazer os alimentos parecerem mais gostosos em fotos e propagandas. O objetivo é fazer o consumidor “comer” o produto com os olhos e desejar comprá-lo. Mas só efeitos visuais não são suficientes. A tipografia, a ilustração, a percepção, a psicologia humana e a fisiologia também fazem parte do pacote.
As cores são cuidadosamente selecionadas, pois despertam sensações diferentes nas pessoas. Elas influenciam a psicologia humana. O amarelo, por exemplo, representa a felicidade e o otimismo, então é uma boa escolha para propagandas!

A linguagem corporal é uma ferramenta importante de comunicação. Inconscientemente, “lemos” as pessoas que vemos nas propagandas. Então, alguns truques são usados nessa parte também. Poses e gestos são bem pensados, pois são sinais não-verbais. A técnica de indução do olhar é um exemplo. Quando o ator olha diretamente para a câmera, está olhando para você e, bem, para o fundo da sua alma. Essa é uma poderosa estratégia usada na psicologia e na comunicação social.

A confiança está relacionada à psicologia humana e, devo admitir, é bastante ingênua. Todas as pessoas que vemos em propagandas são escolhidas a dedo. Como humanos, tentamos decidir, inconscientemente, como nos sentimos em relação a alguma coisa ou alguém. E formamos esse sentimento com base em pequenas pistas. Há pessoas que parecem ser mais confiáveis em comparação com outras. O espaço entre os dois extremos das maçãs do rosto e a distância entre o lábio superior até as sobrancelhas, por exemplo, são pistas. Quem tem rosto mais alongado é visto como mais verdadeiro.

A próxima técnica é a regra dos terços. A composição fotográfica é muito importante para a percepção do olho. Esse truque é simples e vem sendo usado desde o final dos anos 1700. Ele sugere dividir hipoteticamente a imagem em 3 partes iguais, tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Isso cria uma espécie de grade para quem vê a imagem. Na composição, você pode colocar o que quer destacar nas interseções das linhas. Tem gente que aplica essa regra a rostos humanos também. A altura da testa de pessoas mais atraentes deve ter um terço da altura total do rosto e ser quase igual à da parte do meio e inferior dele.

Mas essa ideia se tornou ultrapassada. Muitos acreditam que a beleza não está relacionada a como um rosto se encaixa nessas proporções.
Você conhece algum outro truque que não foi mencionado aqui?

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