17 Clichês que alguns cineastas insistem em repetir nos filmes

há 1 ano

A vida não pode ser enquadrada em um padrão pré-estabelecido de acontecimentos. Mas tal regra parece não valer para o mundo cinematográfico. Nos filmes, tudo muitas vezes segue o mesmo roteiro, em certos pontos previsíveis e, em outros, com pouca semelhança com a realidade. Na ficção, as pessoas estão quase sempre em total prontidão pelas manhãs, as crianças na escola parecem felizes o tempo todo e os rapazes comuns encontram uma namorada digna de capa de revista.

Nós, do Incrível.club, analisamos os estereótipos mais clichês que os cineastas costumam repetir em seus filmes.

  • As mulheres no mundo fictício geralmente descobremgravidez quase dois dias após a concepção. Além disso, elas costumam perceber isso não pela ausência de menstruação, mas pela náusea matinal, que na vida real não ocorre em todas as mulheres e geralmente demora cerca de um mês para surgir.
  • Se ocorrer um incêndio em um filme, sempre haverá enormes chamas ao redor do local, mas quase nenhuma fumaça. Os personagens parecem sempre saber para onde correr e quem tem de ser resgatado. E esses heróis sequer precisam de equipamentos respiratórios.
  • A imagem de uma pessoa com deficiência é geralmente um clichê pré-estabelecido. No mundo da ficção, ela é sempre um personagem eternamente irado que perdeu o interesse por tudo e ataca os outros ao seu redor. De repente, aparece alguém que tenta animá-la e, no final, ela acaba mudando a vida de seus amigos e parceiros.
  • Os escritores em filmes parecem levar uma vida muito boêmia. Os personagens sequer tentam encontrar um trabalho, e de cara conseguem a vaga. Eles podem passar um tempão escrevendo apenas um capítulo, enquanto vivem em apartamentos luxuosos.
  • Os jornalistas fictícios geralmente são sortudos. O editor sempre lhes dá muito tempo para uma tarefa, e eles sequer precisam entregar outro artigo. Durante o trabalho, o jornalista também costuma se apaixonar pela pessoa sobre quem escreve.
  • Na vida real, quando as pessoas vão conhecer alguém, combinam pelo menos a hora e o local do encontro, e talvez nem aceitem o convite. No cinema, toda a conversa sobre o encontro proposto resume-se a algumas frases, do tipo: “Tudo certo. Até mais tarde”.
  • Em quase todos os filmes sobre a vida no ensino médio, os alunos estão sempre no gramado em frente à escola, conversando uns com os outros. E ao fundo, os rapazes costumam praticar algum esporte. E todos estão felizes e sorridentes, sem esboçar nenhum cansaço.
  • Em quase qualquer filme policial, os personagens têm algum tipo de tecnologia avançada que pode tornar qualquer foto, mesmo a mais borrada, na mais nítida possível. E a imagem revela magicamente tantos detalhes que os personagens instantaneamente resolvem o crime.
  • Uma garota tímida definitivamente conhecerá um herói que a salvará de problemas ou a arrastará para algum tipo de aventura. E durante o período acadêmico, ela se transformará em uma espetacular mulher com poderes, ou até mesmo se tornará uma parceira de luta de seu herói.
  • Se um personagem de um filme de terror ou suspense se encontra na escuridão total, mas cair sobre seus olhos um feixe de luz, definitivamente ocorrerá algo terrível na próxima cena. Somente os vilões têm seus olhos iluminados. Eles também completam seu visual com um sorriso maligno. E se aparecer olhos vermelhos em cena, espere por um desastre iminente.
  • Nos filmes, um cara comum geralmente fica com uma garota digna de capa de revista, que, na vida real, ele só poderia sonhar com ela. Também funciona ao contrário: uma garota tímida e discreta encontra um galã que a considera única.
  • A trilha sonora principal de qualquer desenho da Disney dos anos 90 soa como se já fosse indicada ao Oscar de melhor canção. Geralmente, são músicas sentimentais, que sempre têm um começo calmo e um grande final e falam sobre o poder do amor ou da amizade. E, além disso, precisam ser cantadas por Celine Dion, Whitney Houston, entre outras. Trilhas sonoras semelhantes são encontradas em filmes como Titanic.
  • Os cineastas gostam de mostrar a garota por quem o protagonista está apaixonado de dois pontos de vista. Primeiro, a forma como todos a veem. E, segundo, como ele a vê: a luz fica mais suave e uma brisa morna começa a soprar de algum lugar, balançando os cabelos da garota. Nos sonhos românticos do protagonista, o mundo inteiro se transforma em câmera lenta, e sua amada parece ainda mais deslumbrante.
  • Na ficção, a maneira padrão de criar estragos em uma residência de luxo é derrubando um enorme lustre. E muitas vezes os personagens fazem isso de propósito. Nos filmes de comédia, eles podem acidentalmente derrubar a enorme peça em seus próprios aliados.
  • Se o personagem for mordido por um animal peçonhento ou monstro, como um vampiro, na maioria dos casos, alguém começará a sugar o veneno da ferida. Na verdade, qualquer substância venenosa se dissolve tão rapidamente que não pode ser sugada. Além disso, é perigoso para quem tenta fazer isso, já que o veneno pode entrar em seu corpo pela mucosa oral.
  • Aparentemente inspirados na Chapeuzinho Vermelho, os cineastas sempre vestem suas protagonistas com roupas vermelhas quando, segundo a trama, algo terrível as ameaça. Nos tempos antigos, essa cor realmente simbolizava o perigo. Somente os roteiristas modernos acreditam que qualquer garota de vermelho automaticamente fica desprotegida e terá de ser salva.
  • Quando uma pessoa acorda, mesmo que de repente, ela parece sonolenta e desgrenhada. Mas não nos filmes de Hollywood. Aqui, os personagens que acabaram de acordar estão sempre ativos, alegres e prontos para realizar proezas.

Que outros clichês você costuma ver em filmes?

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