Coloque a mente para funcionar neste desafio sobre um antigo templo

Curiosidades
há 1 ano

Imagine que algumas pessoas e você estão fazendo uma expedição a um antigo templo. Contudo, as coisas dão errado e, para escapar desse lugar perigoso, é preciso usar a lógica. Será que você é capaz de escapar de uma construção desabando e retirar de lá todos os seus amigos?

A seguir, o Incrível.club sugere que você tente resolver essa difícil tarefa, capaz de ocupar sua mente por muito tempo.

Com um grupo de amigos, você saiu em busca de um antigo templo. Ao chegarem no lugar, encontraram uma entrada secreta e conseguiram acessar o local.

Você escapou de todas as armadilhas e se salvou milagrosamente da morte. Isso foi possível graças ao seu conhecimento sobre símbolos antigos e pistas que estavam nas paredes do templo.

Com seus amigos, você chegou ao coração do templo, num cômodo no meio do qual havia um altar.

Você analisava as pinturas rupestres na mais absoluta escuridão, iluminando-as com uma tocha, quando 2 de seus 8 amigos bateram acidentalmente no altar.

O altar soltou 2 lufadas de fumaça verde, mas todos conseguiram sobreviver a ela. No entanto, as paredes começaram a tremer, e você percebeu que era preciso sair dali imediatamente.

Vocês correram pelo caminho por onde tinham entrado, e chegaram a um cômodo onde já tinham estado antes. Havia 5 maneiras de sair do recinto: uma era voltar ao altar e uma levaria à saída.

Uma ampulheta gigante começou a contagem regressiva: você tem pouco menos de uma hora para sair do templo, que desabará. Ao sentir outro tremor, fica claro que não deve ficar ali por muito tempo.

Você sabe que pode chegar à saída em apenas 20 minutos. Só que ninguém lembra do caminho, e todas as pegadas desapareceram. Assim, é preciso encontrar outra forma de sair do templo.

Se as 9 pessoas (incluindo você) se dividirem em grupos, cada um terá tempo para chegar à saída, voltar e contar aos outros o resultado da busca, para que todos deixam o templo pelo caminho certo.

Só que tem um problema: a inscrição na parede que você viu antes dizia: “O espírito do rei e da rainha tomará os saqueadores do templo e os levará para o túmulo”.

Ao lembrar da fumaça verde que saiu do altar, você percebe que dois dos seus amigos estão envenenados. A qualquer momento, um deles ou ambos podem mentir para você, mas também podem dizer a verdade.

Você sabe com certeza que não está contaminado, mas não sabe em qual dos colegas pode confiar. E como eles podem tanto mentir quanto dizer a verdade, é impossível saber a qual deve dar ouvidos.

Não se preocupe: as pessoas envenenadas não podem machucar fisicamente outros membros do grupo, o espírito afetou apenas sua capacidade de se comunicar.

Você é capaz de encontrar uma saída para salvar seus amigos?

Resposta:

A primeira coisa a entender é que você não está envenenado. Isso significa que poderá explorar um dos caminhos e ter certeza da veracidade da informação.

Restam 8 pessoas para 3 túneis.

Não adianta mandar grupos de 4 pessoas pelos 2 caminhos, pois se, de repente, em um dos grupos a opinião se dividir pela metade, você ficará sem saber em quem acreditar.

Mas, se dividir as pessoas em 2 trios e uma dupla, o esquema dará certo. Explicaremos por quê:

  • Você sabe que o colega envenenado pode mentir, mas também pode dizer a verdade. Mas há apenas 2 deles, então os 6 sempre dirão a verdade.
  • Quando todos os grupos voltarem, todos os membros do time de um túnel entrarão em acordo entre si, ou então discutirão se encontraram ou não a saída..
  • Se um (ou ambos) dos trios disser o mesmo, você saberá com certeza que nenhum deles mente.
  • Em relação à dupla, você não pode ter certeza sobre a exatidão da informação. Mas bastará obter os dados verdadeiros sobre 3 dos 4 túneis.

A tarefa envolve apenas 3 resultados: ou todos dão a mesma resposta, ou todos dizem a verdade, ou ambos os colegas envenenados estão em dupla.

Seja como for, não é preciso considerar a resposta da dupla. Caso a disputa aconteça apenas num grupo restante, o outro trio estará dizendo a verdade. E se houver brigas nos 2 times ao mesmo tempo, então as pessoas envenenadas estarão em equipes diferentes. Assim, você poderá confiar na maioria de cada grupo, já que 2 de cada 3 dirão a verdade.

Parabéns! Você conseguiu sair do templo e lavar as pessoas até um local seguro. Curta um merecido descanso antes de se jogar em novos testes e viagens!

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