Mãe de cinco crianças passa por transformação emocionante: “Entrou com 50 e saiu com 30”
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Então. O seu cubo de Rubik, ou cubo mágico padrão, é um quebra-cabeça 3 por 3. Ele é composto de 26 cubos pequenos e tem 6 faces: cada uma com 9 pequenos quadrados da mesma cor. Nossa, e que eu já tenho dificuldade só com uma... Então, o que tem por trás dessa construção misteriosa? E como ele funciona? Bem, fique atento! Pegue um cubo de Rubik e gire a face superior para que não fique alinhada. Uma vez feito isso, pode puxar cuidadosamente uma das pontas com os dedos. E pode ir além, fazer várias outras peças saírem.
Como você pode ver, o núcleo tem seis peças centrais, uma para cada lado. Mesmo que elas girem, nenhuma pode mudar de posição, uma vez que são todas fixas. O que significa que no cubo original com as cores padrão, a peça central vermelha será sempre oposta à laranja, a amarela sempre em frente à branca, e a peça azul será oposta à verde.
As peças das bordas têm duas cores cada. No cubo, existem 12 peças dessas, formando uma cruz de cada lado. E, então, existem 8 peças de canto. Cada uma delas tem 3 cores. As bordas e os cantos não estão fixos em nada. É por isso que elas podem se mover em torno das peças centrais. Pegue uma das que você retirou e gire-a. Dá pra ver no interior dela que ela não é oca. O cubo mantém a forma porque as bordas e os cantos se mantêm no lugar.
Cada peça possui uma presilha interna que se conecta aos cubos centrais e partes adjacentes. As presilhas são moldadas de forma que se ajustem ao longo de um trilho em curva formado pelas costas das outras peças. É assim que o cubo se move se você olhar o processo de dentro. E, agora, é hora da parte mais empolgante, que é resolver o cubo mágico! (Ok, obrigado Cubo, você pode se vestir, parece que o exame acabou.)
Mas primeiramente vamos aprender a linguagem do cubo de Rubik. Ela é simples e lógica. (Caraaa, se o restante da minha vida toda fosse assim!) Todos os movimentos são descritos com letras que representam uma rotação do cubo de 90 graus: C (para cima), B (para baixo), E (esquerda), D (direita), F (frente), A (atrás).
Tem também um T (tacar fora) e J (jogar longe) opcionais. Apenas no caso de você ficar frustrado. Ei, estou só brincando!
Se você vir um apóstrofo ao lado da letra, significa que deve mover a camada a 90 graus no sentido anti-horário. Sem apóstrofo, a camada irá a 90 graus no sentido horário. Um número junto da letra significa a quantidade de voltas que você deve dar. E aqui está o algoritmo principal! Para sua mão direita, será D, C, D´, C´. Mais uma vez: D, C, D´, C´.
É exatamente o oposto para sua mão esquerda: E´, C´, E, C. Repetindo: E´, C´, E, C. Agora, se quiser acertar na primeira tentativa, o melhor a fazer é praticar. Mais cedo ou mais tarde, você conseguirá fazer todos os movimentos quase automaticamente. Isso o ajudará mais tarde!
Ah, a propósito, se você repetir esses movimentos 6 vezes, o cubo ficará exatamente como no início! Para resolver o quebra-cabeça, você terá que passar por sete etapas: A cruz branca; Os cantos brancos; A camada do meio; A cruz amarela; As bordas amarelas; Os cantos amarelos. A etapa final. Aqui vamos nós!
1 A Cruz branca. A tarefa aqui é montar uma cruz branca e, em seguida, alinhar suas bordas com o centro colorido correto de cada lado. Para começar, você deve montar uma sequência parecida com uma margarida. É bem fácil e não precisa de nenhum algoritmo especial. Em seguida, gire a camada superior com a margarida. Seu objetivo é fazer com que o tijolinho frontal da peça da borda superior corresponda à cor da peça central. E gire essa camada em 180 graus. Faça o mesmo com os brancos restantes. E é assim que você consegue uma cruz branca embaixo!
2 O Canto branco. Nesta fase, você terá que colocar os cantos inferiores do cubo nos lugares certos. E o lado branco do cubo estará resolvido. Pronto? Você tem que usar o algoritmo D, C, D´, C´ para sua mão direita. Gire apenas a camada superior para encontrar um canto que tenha a mesma cor que os centros dos outros lados. Em seguida, use o algoritmo até que o canto esteja no lugar certo. Faça o mesmo com os outros cantos.
3 A camada intermediária.] Aqui, você terá que se concentrar no resto da camada do meio. Sua tarefa é deixar as peças da borda da mesma cor que a peça central. Em um primeiro caso, a camada na qual você trabalhará está à ESQUERDA, em cima da posição alvo. É preciso deixá-la com a cor certa. Aqui está como se pode fazer isso:
— Gire a parte superior para a ESQUERDA; C D C D’ C’
— Use o algoritmo para a mão direita;
— Gire o CUBO PARA A ESQUERDA;
— Use o algoritmo para a mão esquerda; E’ C’ E C
No segundo caso, a camada na qual você trabalhará está à DIREITA e em cima da posição alvo.
— Gire a parte superior para a DIREITA;
— Use o algoritmo para a mão esquerda; C’ E’ C ’L C
— Gire o CUBO PARA A DIREITA;
— Use o algoritmo para a mão direita; D C D’ C’
Repita isso com todos os lados e pronto!
Agora, a cruz amarela: Para isso, você só vai precisar de um algoritmo. Portanto, face frontal no sentido horário, face direita no sentido horário, face superior no sentido horário, face da direita no sentido anti-horário, face superior no sentido anti-horário e face frontal no sentido horário.
F + D C D’ C’ + F ’; mão direita.
Entendeu? Se não funcionar da primeira vez, continue tentando até dar certo.
5 As bordas amarelas. Agora, o cubo tem uma cruz amarela em cima. É preciso manobrar as bordas amarelas para as posições finais delas. Elas devem ficar com as mesmas cores das peças centrais. Você pode trocar as peças da borda amarela frontal e esquerda com a ajuda do seguinte algoritmo:
D, C, D`, C, D, C2, D`
Pode ser que seja preciso usar este algoritmo mais de uma vez. Mas se quatro cores estão fechando, parabéns! Pode pular essa etapa.
6 Os cantos amarelos. Nessa etapa, a tarefa é colocar os cantos no lugar com as cores corretas dos centros vizinhos. Só é necessário movê-los para o lugar. Mas você não está resolvendo ainda. Encontre o canto que já está no lugar. Nesse caso, ele já foi girado corretamente, mas isso não é importante. C, D, C´, E´, C, D´, C´, E.
Continue fazendo quantas vezes forem necessárias até chegar ao resultado esperado.
Ufaaa, a etapa final: você está na reta da linha de chegada. Tudo o que resta a fazer é resolver os cantos! É preciso que o lado amarelo do cubo fique voltado para você. Agora, deve-se trabalhar com o canto superior direito. Vamos resolver canto por canto. Não gire o cubo e faça tudo passo a passo. Muitas pessoas erram nessa fase e têm que começar tudo de novo, por isso fique extremamente atento!
Faça este algoritmo C, D´, C´, D duas ou quatro vezes até chegar no resultado necessário. Assim que terminar um, vá para a próxima peça amarela não resolvida. Gire a camada superior para que essa peça fique novamente no canto superior direito e repita o mesmo algoritmo. C, D´, C´, D. Entre os algoritmos, nunca gire o cubo inteiro ou as duas camadas inferiores. E, finalmente, gire a camada frontal para que todas as cores do cubo fechem e pronto! Agora... A coisa não era simples? (Ei, não jogue o cubo em mim!)