8 mistérios surpreendentes das obras de arte mundiais, que só foram descobertos recentemente
Quase toda obra de arte conhecida tem algum mistério, alguma característica inesperada ou uma história única que quer ser revelada. Mesmo aquelas pinturas clássicas que nos parecem tão familiares têm os seus segredos. E o significado de algumas telas pôde ser revelado apenas graças às novas tecnologias.
O Incrível.club convida você a mergulhar no mundo da arte e de artistas geniais, e a descobrir quais enigmas escondem os quadros mais reconhecidos.
Em A Maja Vestida, de Goya, a garota está realmente nua
A Maja Vestida e A Maja Nua, de Francisco Goya — 1795 e 1800
Há 2 versões deste quadro: a primeira foi A Maja Nua, famosa por ser uma das primeiras obras de arte ocidental que retratava uma mulher sem roupa, sem representar uma figura mitológica. No entanto, em 1808 a pintura foi descoberta pela Inquisição Espanhola e Goya foi acusado de imoralidade.
A segunda tela, A Maja Vestida, foi pintada também por Goya um pouco mais tarde. Ambos os quadros pertenciam ao primeiro ministro da Espanha, Manuel Godoy, um famoso galanteador das mulheres. O interessante é que a A Maja Nua estava incorporada à A Maja Vestida, escondida, de forma que a qualquer momento pudesse ser vista com a ajuda de mecanismos especiais.
Degas decidiu substituir o retrato de uma mulher por outro
Retrato de Uma Mulher, de Edgar Degas — 1896
Cientistas descobriram um retrato oculto em uma tela do artista francês Edgar Degas. Pesquisadores australianos usaram raios-X de tecnologia avançada para iluminar a imagem de uma jovem mulher escondida sob a obra “Retrato de Mulher”. Eles acreditam que seja Emma Dobigny, que também está presente em outras pinturas de Degas.
Os ursos em Manhã em uma Floresta de Pinheiros não foram pintados por Shishkin
Manhã em uma Floresta de Pinheiros, de I.I. Shishkin, K.A. Savitsky −1889
A famosa tela Manhã em uma Floresta de Pinheiros, como se vê, não pertence apenas a I.I. Shishkin. O artista, que tinha desenhado paisagens por toda a sua vida, teve receio de que a representação visual dos ursos não ficaria boa se fosse pintada por ele. Por isso, recorreu ao conhecido animalista Konstantin Savitsky.
Savitsky desenhou os ursos, mas quando Tretyakov comprou o quadro, foi ordenado que seu nome fosse retirado da obra. Isso porque desde a ideia de criação à finalização dos detalhes, tudo remetia à maneira de pintar e o método criativo peculiar de Shishkin.
Estas três pinturas de Da Vinci deviam ter sido um tríptico
"Mona Lisa, 1503; Virgem das Rochas, 1483; A Virgem e o Menino com Santa Ana, 1513, de Leonardo da Vinci
O tríptico é um termo conhecido nas artes que significa, geralmente, um conjunto de três pinturas unidas por uma moldura. Alguns historiadores acreditam, assim, que Mona Lisa (também conhecida como A Gioconda), Virgem das Rochas e A Virgem e o Menino com Santa Ana são uma única imagem, expressadas e desenvolvidas de formas diferentes. Há também uma opinião de que estas 3 telas retratam a paisagem lunar em vez da terrestre, o que é provavelmente apenas uma consequência da paixão do pintor pela Geologia.
Por muito tempo pensou-se que o personagem retratado em
O Tocador de Alaúde era uma menina
O Tocador de Alaúde, de Caravaggio — 1595, 1596
Existem 3 versões de O Tocador de Alaúde: uma no Museu Hermitage, na Rússia; outra no Museu Metropolitano de Arte, em Nova York; e a terceira, considerada uma cópia da pintura da versão do Hermitage, está no palácio Badminton House, na Inglaterra.
Alguns especialistas acreditam que esta tela está associada ao quadro Os Músicos, de Caravaggio. Durante muito tempo, O Tocador de Alaúde foi considerado uma obra que representava uma figura feminina por causa da suavidade dos traços faciais. Mas recentemente os pesquisadores concordaram que a foto retrata um homem jovem. O artista frequentemente usava seu amigo Mario Minniti como modelo em suas pinturas e, além disso, no século XVI a profissão de tocador de alaúde era exclusivamente masculina.
Van Gogh revelou em sua pintura um dos segredos da aerodinâmica
Noite Estrelada, de Vincent van Gogh — 1889
A pintura Noite Estrelada é reconhecida não só como uma das melhores obras do artista, mas também como uma das mais significativas da arte ocidental de todos os tempos. No entanto, pouco tempo atrás, foi confirmado que Van Gogh não capturou apenas a imagem de um belo céu no estilo impressionista.
Cientistas identificaram também uma estrutura distinta de “turbulência”, surpreendentemente similar à equação matemática, que estava inserida em muitas pinturas do artista. Ele foi, de alguma forma, capaz de perceber e apresentar um dos conceitos mais complexos que a natureza já apresentou à humanidade.
A turbulência, ou fluxo turbulento, é um fenômeno na dinâmica dos fluidos em que as partículas se misturam de forma não linear, e a partir de uma cascata de energia geram-se espontaneamente grandes redemoinhos que produzem redemoinhos cada vez menores. É difícil descrever o processo matematicamente, mas é possível visualizá-lo, de forma parecida ao que vemos nesta tela.
A imagem estranha e levemente assustadora de Alma-Tadema é, na verdade, uma ilustração de uma lenda
A Inundação do Biesbosch, de Lawrence Alma-Tadema — 1421
Esta pintura, que não é imediatamente compreensível, retrata uma lenda holandesa. No final de novembro de 1421, ocorreu uma inundação na Holanda e, de acordo com vários dados, houve de 2 mil a 10 mil as vítimas da catástrofe. E existe uma lenda associada a esse evento.
Depois da inundação, as pessoas saíram para ver o que tinha sobrado e quem havia sobrevivido e, assim, viram um berço flutuando na água. Quando este se aproximou da praia, viu-se um gato dentro dele, que estava pulando como se estivesse louco. Mas era a maneira pela qual o felino conseguia manter o equilíbrio para o berço não virar. O animal foi tão eficaz que até mesmo o lençol, que cobria um bebê adormecido, estava seco.
Não é por mera coincidência que na pintura de Repin há apenas um cossaco sem camisa
Cossacos Escrevem Carta ao Sultão Turco, de Ilya Repin — 1891
O artista Ilya Repin era famoso pela sua abordagem cuidadosa na criação de suas obras. Em seus quadros tudo era pensado até os mínimos detalhes. E a pintura Cossacos Escrevem Carta ao Sultão Turco foi elaborada durante 13 longos anos. Esta tela pode ser observada e estudada durante horas, e a cada vez encontramos novos detalhes. Por exemplo, por que o cossaco que está sentado à esquerda do escrivão está sem camisa?
Ele é, na verdade, o banqueiro do jogo, que distribuía as cartas e mantinha todo o “dinheiro” dos participantes. Dê uma olhada mais de perto: a imagem aumentada é um baralho de cartas. Naqueles tempos, essas pessoas tradicionalmente tiravam suas blusas para mostrar aos outros que não estavam trapaceando.
Você já descobriu mais alguma coisa ao olhar para essas imagens? Diga-nos que fatos interessantes do mundo das obras de arte conhece.