14 Pessoas que não estavam preparadas para lidar com tamanha arrogância
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Existem muitas esculturas espalhadas pelo mundo que formam parte do imaginário das pessoas seja pela história e pelo simbolismo que se criou em torno delas, seja pela beleza estética. Mas algumas das grandes obras que conhecemos escondem detalhes e segredos que estão sempre sujeitos a múltiplas interpretações.
Pensando nisso, o Incrível.club listou uma série de esculturas famosas que escondem detalhes, mistérios e muitas curiosidades.
O artista responsável por projetar a Estátua da Liberdade, Frédéric Auguste Bartholdi, queria que ela fosse coberta de ouro, mas o material usado no fim das contas foi o cobre, sobretudo porque era mais barato. Originalmente, a estátua apresentava uma coloração dourada, quase um marrom avermelhado, mas com o passar dos anos ela começou a adquirir um tom verde, resultado do processo de oxidação do metal.
Especialistas afirmam que esse detalhe da escultura poderia ser produto de um erro na tradução para o latim da bíblia na frase: “E os filhos de Israel viram então os raios de luz que emanavam da face de Moisés”. O que ocorre é que foi usada a palavra karan, que significa chifre (ou corno), em vez de keren, que significa radiante, luminoso ou com raios de luz.
O busto que expõe os traços da esposa do faraó Aquenáton apresenta a particularidade de não ter um olho. Pesquisadores demonstraram que não há rastros de materiais que indiquem que em algum momento ele existiu; ou seja, trata-se de um mistério. Suspeitava-se que Nefertiti teve problemas de visão, mas a suspeita foi descartada quando outros vestígios encontrados a mostraram com os dois olhos.
Quando a Vênus de Milo foi encontrada, em 1820, não se sabia se a escultura representava Anfitrite, deusa do mar, ou Afrodite, deusa da beleza, dado que a obra não tinha braços. Após uma análise, determinou-se que era a segunda opção, sobretudo por causa da sensualidade, das joias e por causa do descobrimento dos fragmentos de um de seus braços e de sua mão, que segurava uma maçã, uma marca característica da divindade.
A grande estátua do Cristo tem em sua cabeça uma coroa metálica que serve de para-raio. Por ser um dos pontos mais altos do Rio de Janeiro, o sistema é necessário e se estende pelos braços para conter as descargas elétricas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, por ano a estátua é atingida por uma média de dois a quatro raios. Em 2014, um dedo sofreu alguns danos por esse motivo.
Em 1989, Arturo Di Modica instalou o Touro de Wall Street em frente à Bolsa de Nova York. Muitos anos depois, já em 2017, outra estátua foi instalada no local, bem em frente ao touro: trata-se da Fearless Girl (“Menina sem Medo”, em tradução livre). Essa segunda estátua incomodou Di Modica, que afirmava que a obra distorcia o sentido de prosperidade da sua escultura e a transformava em uma figura de medo. O objetivo inicial era que ela justamente representasse uma menina que enfrentasse o touro. No fim, ela acabou sendo removida em 2018 e instalada em outro local da cidade.
Em 1955, um antigo Buda de 4 metros foi deixado ao ar livre enquanto se construía o templo que o abrigaria. Após uma chuva torrencial, a superfície de gesso se rompeu e descobriu-se que a escultura era de ouro. Na antiguidade, os monges protegiam dessa forma as peças religiosas de invasores avarentos. O célebre Buda de Ouro fica em Bangkok, na Tailândia.
A célebre escultura Vitória de Samotrácia foi descoberta em 1863 e estava dividida em 110 fragmentos que não incluíam a cabeça nem os braços. Apesar das incansáveis buscas, só foi possível encontrar a palma e dois dedos da mão direita. Tentaram reconstruir as partes faltantes, mas no fim preferiu-se manter a beleza da obra mesmo incompleta.
Há muitas histórias em torno da escultura do menino urinando que fica localizada no centro de Bruxelas. Desde 1954, A Ordem dos Amigos de Manneken Pis a veste com roupas que fazem referência à vida na Bélgica e à cultura pop. Ela já conta com mais de mil peças.
Foram indicadas supostas falhas na escultura de Michelangelo, como a desproporção da cabeça e das mãos, que são grandes demais; além disso, os olhos não olham na mesma direção e o semblante é exagerado. Sabe-se que o artista intencionalmente fazia isso para alcançar determinados efeitos visuais e destacar alguns aspectos específicos em suas obras.
Qual é a sua escultura preferida? E você conhece outras obras que tenham alguma história escondida?