20 Truques que vale a pena conhecer antes de tirar uma foto

há 3 anos

Se você, às vezes, pensa que não sabe como tirar uma boa fotografia, provavelmente não tem conhecimento de vários truques simples que o ajudariam a conseguir uma imagem incrível. Conheça e domine estes segredos para não dizer depois que a imagem original era bem diferente da obtida.

O Incrível.club compilou uma lista de dicas que o ajudarão a elevar a qualidade de suas fotografias a um outro patamar.

  1. Vamos começar com o tipo mais comum de fotografia que todos fazem: "uma pessoa e algo importante no fundo". Todos estamos cansados ​​dessas imagens, mas, quando mesmo assim você quer tirar uma foto de lembrança, nada melhor vem à mente. Você pode usar este truque: ao fotografar um amigo com um determinado prédio ou um belo arbusto de fundo, dê prioridade ao seu amigo e deixe o objeto ser apenas isso: o plano de fundo. Ou vice-versa: capture o objeto e, de fundo, uma pequena silhueta de seu amigo. Ao tentar capturar as 2 imagens, parecerá que seu amigo apareceu ali com a ajuda do Photoshop.
  2. Sem uma 'história', as imagens ficam vazias, então pense nisso ao tirar uma fotografia. Em vez de ir para a parte de trás de um parque dizendo a si mesmo "o que estou esquecendo aqui?", deixe seu modelo se sentar em um banco e mostre seu entusiasmo.
  3. O constrangimento é o inimigo mais comum a ser levado em consideração, se você quiser fazer um bom retrato. Deixe a pessoa fotografada sorrir, fazer caretas ou qualquer coisa dentro do enquadramento. A fotografia deve ter vida. Você pode, por exemplo, criar a ilusão de que essa pessoa não esperava ser fotografada, o que soa muito mais natural. Basta olhar como a garota da foto acima saiu bem, com um enorme sorriso no rosto.
  4. Alguns objetos nas mãos podem ajudar a deixar a imagem mais natural e criar uma narrativa. Deixe o protagonista soprar um dente-de-leão, desenhar algo na areia ou segurar uma mochila sobre um ombro.

  5. A postura deve ter menos linhas retas; seria ótimo, por exemplo, se o seu amigo a ser fotografado cruzasse as pernas ou os braços.

  6. E outra questão importante: as pessoas, quando posam para uma foto, ficam com um melhor aspecto quando estão sentadas, porque, ao se sentar, relaxam.
  1. Há um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas ​​ao fotografar uma pessoa. Não se deve cortar a cabeça ou outras partes do corpo da pessoa. Caso precise cortar algo, porque não cabe, o mais importante é não fazer isso na altura das articulações. Veja as 3 fotos acima: na primeira, observa-se a falta de harmonia, enquanto as outras 2 estão melhores. O mesmo se aplica às articulações dos braços.
  2. Deixe um espaço livre ao redor da pessoa. Se seu modelo, por exemplo, olhar para a direita ou apontar para algo com a mão, deixe ainda mais espaço desse lado.
  3. O flash embutido geralmente impede que tire ótimas fotos (lembre-se das faces planas e superexpostas e das pessoas com olhos vermelhos), então evite usar. O mesmo acontece com o flash das câmeras reflex. Para usar o flash habilmente, como regra, você tem de ser um fotógrafo de verdade. Admita isso.
  1. Na foto deve haver algo importante, algo que motive a captura da imagem. Por exemplo, não dá para entender o que a imagem queria mostrar nesta foto acima. E "o parque" não é a resposta certa, pois você pode fotografar uma árvore, uma sinagoga ou uma igreja em uma rua coberta de neve, um vizinho que saiu para fumar ou captar um jogo de luz e sombra. Na imagem inferior, vemos que o protagonista era o homem.
  2. Em geral, se você tirar fotos da natureza ou de uma cidade, é aconselhável adicionar pessoas ao enquadramento porque isso trará vida à imagem. Outra boa opção: fotografar os moradores locais. Mas, como fazê-lo, se a timidez o invadir na hora de pedir permissão? Tente colocar seu amigo ao lado deles e fingir que está fotografando somente seu conhecido. Ou dissimule, fingindo que está ouvindo música com fones de ouvido e, enquanto isso, tire fotos com seu celular.
  1. Boas fotos podem ser obtidas independentemente da hora do dia, mas há momentos em que a probabilidade de uma foto sair melhor aumenta consideravelmente. Os fotógrafos os chamam de 'hora azul' e a 'hora dourada' (do inglês 'golden hour').
  • A hora azul: é uma hora antes do nascer do sol e outra depois do pôr do sol. É o momento em que as luzes da rua estão prestes a serem apagadas ou acesas. O olho humano não vê nada de anormal nessa iluminação, apenas um crepúsculo desaparecendo. Mas a câmera vê tudo um pouco diferente: as imagens terão um tom azul suave.
  • A hora dourada: é uma hora após o nascer do sol e outra antes do pôr do sol. O sol nesse momento está em uma posição baixa no horizonte e tinge tudo de dourado. Uma luz tão suave é capaz de transformar qualquer coisa, até mesmo a rua mais comum e nem é preciso dizer como isso afeta os lugares realmente belos. Essa luz deixa tudo lindo!
  1. Fotógrafos de verdade vão rir de nossa equipe por lhe dar conselhos tão óbvios, mas, mesmo assim, faremos isso. As fotos de uma cidade à noite, em geral, ficam borradas, mas isso acontece por causa do seguinte: para tirar uma foto nesse horário, a câmera deve receber uma certa "dose" de luz em uma fração de segundo. À noite, a luz não é suficiente e a câmera precisa de mais tempo de exposição para "obtê-la". Portanto, ao fotografar à noite, fixe a câmera, encoste-a na parede e não se esqueça de dizer ao modelo para ficar imóvel, mais tempo do que o normal. Com o sistema de captação de luz mais aberrto ou aberto por mais tempo, qualquer pequeno movimento provoca um efeito tremido.
  1. Há um conselho famoso sobre o mundo da fotografia: não tire fotos contra o sol. Sinta-se livre para quebrar esta regra e o resultado irá surpreendê-lo. Os fotógrafos conhecem a força da luz de fundo - a que está atrás de um modelo. Parece desenhar em uma pessoa um halo brilhante, traz um brilho interessante e cria uma sensação de leveza. Portanto, você pode usar a luz de fundo ao tirar uma foto.
  2. Olhe mais para as poças; com a ajuda delas, você conseguirá criar imagens interessantes com reflexos de elementos arquitetônicos e da própria natureza. Não tenha medo de se agachar e de aproximar sua câmera na água. Se você tiver uma tela rotativa, está com sorte.
  3. Em geral, tente tirar fotos de uma posição elevada e de outras extremamente baixas; dessa forma obterá novos ângulos e, portanto, isso não deve ser subestimado. Ao fazê-lo, conseguirá diversificar notoriamente suas criações.
  4. Às vezes, tudo que você precisa fazer para obter uma ótima fotografia é esperar. Aguarde até que os turistas saiam do enquadramento ou enquanto passa por algum objeto impressionante do local. Não tenha medo de perder tempo procurando uma imagem ou para ter uma ideia, realmente a espera valerá a pena.
  1. Na busca por fotos impressionantes, vários filtros são aplicados, mas muitas vezes o resultado acaba parecendo muito artificial. Para conseguir um efeito realista, não se esqueça de verificar o balanço de branco, que deve permanecer na sua cor original. Por exemplo, a cor de uma faixa de pedestres em um cruzamento ou a cor da neve.
  2. Não tenha vergonha de usar programas de edição de fotos; elas podem realmente tornar a imagem mais interessante. Se o Photoshop parece ser complicado para você, tente o Adobe Lightroom: trabalhar com ele é intuitivamente simples, motivo pelo qual milhões de fotógrafos em todo o mundo gostam de usá-lo. Para os fãs de fotografia usando celular, recomendamos os aplicativos VSCO e Snapseed.
  3. E mais uma dica: quando você edita uma foto e vai salvá-la, reduza a intensidade de todos os efeitos em aproximadamente um terço. Isso fará com que suas imagens pareçam mais naturais.

Aqui está o resultado final de duas fotos do mesmo lugar na Noruega. O que faz com que a foto do inferior seja tão diferente da foto superior? Seria estranho pensar que tudo se deve ao preço da câmera com a qual foi tirada. O segredo, como dizem os fotógrafos em tom de piada, é a pecinha que fica atrás da câmera - ou seja, o próprio fotógrafo. Em primeiro lugar, o responsável pela foto analisou o local para encontrar uma perspectiva interessante: a imagem mostra tanto as montanhas distantes, como a rocha próxima e as casas dos pescadores. Além disso, o objeto de sua imagem era a rocha, tudo o mais serviu como pano de fundo ou como moldura. O fotógrafo esperou pelo momento em que o sol iluminava de maneira impressionante o que queria retratar. E ele completou o processo adicionando brilho e cor ao seu trabalho, durante o pós-processamento.

Bem, tudo agora depende da prática e, quanto mais você praticar, melhores serão as fotos.

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