Conheça como são criados os efeitos sonoros para os filmes

Famosos
há 3 anos

Apresentamos a você Stefan Fraticelli. Ele mora no Canadá e está entre as poucas pessoas no mundo cujo trabalho pode ser invejado. Tem um ouvido afiado e uma grande imaginação. Por isso, esse incrível homem é um designer de som, ou seja, é ele quem faz com que o ranger das portas, o sussurro das folhas e até uma ligeira brisa do vento soem de uma maneira clara e realista nas telas dos cinemas.

Durante mais de 15 anos, seu estúdio de gravação Oddio Studio trabalhou em longas-metragens, séries e videogames, incluindo "Silent Hill", "(500) Dias com Ela", "O Lado Bom da Vida" e "Runaway".

O Incrível.club encontrou a conta no Instagram de Stefan e convida você a observar conosco o fascinante processo de produção dos efeitos sonoros.

Para começar o processo, o designer de som é um participante indispensável na pós-produção. Ele deve estar muito atento e notar cada movimento dos personagens. Muitas vezes, repetir o que o ator faz, como escovar os dentes ou morder uma maçã, é o suficiente.

Mas nem todos os sons são fáceis de reproduzir. Para repetir o barulho que uma mulher faz na cena, o produtor precisa ser muito perspicaz: pentear uma peruca com um pincel, bater na mesa com unhas postiças ou percorrer o estúdio sob sapatos de salto alto.

O estúdio de Stefan está repleto de todos os tipos de acessórios. Para gravar algo tão simples quanto um som de telefone, é importante ter diversos itens à disposição para que ele possa escolher o que melhor se encaixa ao seu gosto.

É claro que na Internet é possível encontrar muitos sons prontos para usar. Mas um designer profissional raramente recorre a esses bancos de dados. Isso se deve ao fato de que nada pode ter o som parecido. "Mesmo um barulho simples, como o som de um prato quebrando no chão, depende de vários fatores: as características do objeto, a superfície do solo, a velocidade com a qual ele é jogado, etc. E, em geral, é mais fácil jogar os pratos para que eles produzam o som que você deseja do que procurar o ruído certo na biblioteca", escreveu Stefan em sua conta do Instagram.

Aliás, bater com a palma da mão em diferentes superfícies é capaz de produzir um som único.

Um dos momentos mais interessantes no trabalho de um designer sonoro é a criação de sons atípicos. Aqui, Stefan teve que ser especialmente criativo. Por exemplo: como transmitir o farfalhar das asas de uma fada no ar?

Stefan por diversas vezes se envolveu no design de som para filmes de terror e, portanto, possui elementos sonoros para as cenas mais estranhas. Quando você vê um zumbi comendo carne humana, há uma chance muito grande de, por trás daquela ação, ter uma pessoa mordendo um repolho ou esmagando um frango.

Em geral, os designers de som costumam usar comida em seu trabalho. Por exemplo, a massa crua é ideal para produzir o som de ossos sendo triturados. Cozinhá-la e adicionar ketchup pode representar o barulho do sangue "espirrando".

Os designers de som experimentam texturas de forma constante, procurando uma correspondência entre o som real do objeto e a maneira como ele se encaixa com a gravação. Às vezes, um único elemento não é o suficiente para chamar a atenção do espectador. Abaixo podemos ver que foram necessários três tipos de sons para criar um efeito realista.

Mas a melhor parte do trabalho de Stefan, na nossa opinião, é o movimento constante. Poder brincar em uma piscina infantil não é o mesmo que ficar sentado em um escritório, atrás de um computador!

O próprio Stefan admite que adora criar efeitos sonoros, porque além de usar a criatividade, é divertido. Basta imaginar o tamanho do esforço que ele faz para não rir enquanto beija sua própria mão para fazer uma cena romântica.

Podemos fazer uma matéria enorme sobre o trabalho de Stefan. Toda a nossa equipe está encantada com o que ele faz!

Você sabia como os sons para o cinema eram criados ou isso foi uma novidade? Comente aqui, ficaremos felizes em ouvir sua opinião!

Comentários

Receber notificações
Sorte sua! Este tópico está vazio, o que significa que você poderá ser o primeiro a comentar. Vá em frente!

Artigos relacionados