17 Filmes que acertaram em cheio na escolha do figurino

Curiosidades
há 2 anos

Um filme depende de diversos elementos para construir um mundo novo e diferente, e um dos mais importantes, mas muitas vezes menos valorizado, é o figurino.

Um guarda-roupa bem elaborado pode transmitir o espírito dos personagens, suas intenções, seu estado emocional e até o seu futuro, antes mesmo dos atores pronunciarem uma só palavra.

Incrível.club quis homenagear os figurinos, cujas sutileza e inovação deram vida aos personagens.

1. Orgulho & Preconceito

Um filme de época como Orgulho & Preconceito, em que as restrições sociais e as diferenças de classe limitam as declarações ruidosas ou os atos passionais, abafando os verdadeiros sentimentos dos personagens, pede detalhes mais sutis para transmitir o que não pode ser dito de forma direta.

A figurinista Jacquelina Durran, aliás, conseguiu revelar lentamente a transformação do Sr. Darcy com um truque eficaz e quase invisível: despindo-o! Segundo Durran, a diminuição das camadas de roupas do Sr. Darcy e a suavização dos materiais simbolizam a transformação do personagem, que deixa para trás sua rigidez de caráter e inflexibilidade, e passa a adotar uma atitude mais aberta e humilde.

2. Matrix

Os trajes futuristas não seriam o que são sem os icônicos óculos de sol usados ​​pelos personagens com conhecimento da realidade da Matrix. Segundo a figurinista Kym Barrett, a importância desse acessório, feito sob medida, foi fundamental para refletir a individualidade de cada personagem e mesmo dos atores. Por isso, a ideia inicial da produção, de comprá-los em uma loja como a Sunglasses Hut, foi rejeitada.

3. Legalmente loira

Elle Woods, a enérgica, vibrante e determinada futura advogada nos impressionou com suas roupas chamativas e sua personalidade alto-astral. A figurinista Sophie de Rakoff usou paletas de cores e adotou mudanças sutis no cabelo da atriz para revelar as profundezas da personalidade de Elle.

Suas mudanças no vestuário vão desde cores e tecidos chamativos, cabelos cacheados, passando por cores sóbrias, tecidos quentes e cabelo liso e preso, para terminar com seu icônico outfit final. Todos esses detalhes refletem o estado emocional de Elle. Também mostram a mudança de opinião sobre seu lugar na faculdade de Direito e na carreira e, eventualmente, sua autoconfiança e capacidade de alcançar seus objetivos, sem deixar de ser ela mesma.

4. O diabo veste Prada

Patricia Field, conhecida pelo figurino de Sex and the City, fez um excelente trabalho ao destacar a personalidade de cada personagem, conferindo a cada um deles, um estilo único. Cada atriz recebeu peças de estilistas, conforme o seu papel. Andy usou Chanel; Emily, Vivienne Westwood; e Miranda vestiu Prada, claro!

Os fãs notaram a semelhança nas silhuetas de Andy e Miranda em determinadas cenas, que mostram a aproximação da assistente ao mundo da moda. A sugestão, pelo figurino, é a de que Andy está seguindo o mesmo estilo de vida e atitude da workaholic Miranda.

5. Confissões de uma Adolescente em Crise

No filme Confissões de uma Adolescente em Crise conhecemos Lola, uma garota que é tudo, menos típica. Ela veio de Nova York para estudar em uma escola tranquila no subúrbio e lá faz amizade com uma garota tímida e quieta chamada Ella. O efeito dessa relação fica evidente nas mudanças do guarda-roupa de Ella, passando de modelos genéricos, com cores infantis, a roupas bem mais adequadas à sua idade e silhueta.

Muitos não notaram este detalhe: quando Lola revira o armário procurando pela roupa perfeita, a garota nos revelavestido que Ella usará no show e na festa exclusiva de Stu Wolf.

6. Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

A figurinista Erin Benach considerou as necessidades da anti-heroína, e o que ela preferia usar, sem se importar com os gostos do sexo oposto. Shorts mais largos, jaquetas e acessórios representando a personalidade de Arlequina, mais que do Coringa e, inclusive, o mesmo estilo de cabelo (maria-chiquinhas), porém de um jeito mais confortável, em vez de um viés provocativo. Esses foram os elementos usados ​​para expressar a libertação da protagonista do relacionamento com o vilão, focando mais nela mesma.

7. A Fantástica Fábrica de Chocolate

O clássico de 1971 nos deixou muitas lembranças, desde as belas canções entoadas por Charlie e sua mãe, até os interessantes e às vezes desconcertantes momentos em que Willy Wonka vacila entre uma atitude amistosa e assustadora, durante o tour pela fábrica.

Um detalhe admirável no guarda-roupa de Wonka é que seu figurino contou com a intervenção pessoal de Gene Wilder. O ator queria se distanciar do personagem do livro e, para isso, pediu modificações no esboço original, definindo a excentricidade de Wonka como um cavalheiro com tanto estilo, que suas preferências quase vulgares pareciam de bom gosto.

8. ...E o Vento Levou

E o Vento Levou, um clássico do cinema com um figurino de época marcante e variado, possui muitos elementos refletindo o estado emocional, a determinação e as intenções de Scarlett.

Em uma análise do filme, ModernGurlz explica a importância do guarda-roupa. Em primeiro lugar, as cores revelam sua natureza: o verde denota inveja e o vermelho é usado nos momentos em que anseia por amor ou carinho. Mas também devemos considerar os elementos históricos das peças, como o fato de a personagem usar um vestido inadequado para o dia em que declarou seu amor por Ashley; a mudança da silhueta nos modelos entre os anos 1860 e 1870; e a sua situação financeira, refletida no nível de extravagância dos vestidos.

9. Meninas Malvadas

Um filme que marcou uma geração, Meninas Malvadas utilizou um figurino bem elaborado, com detalhes bastante sutis como brincos e bolsas de mão, para revelar as complexidades do mundo da “adolescente” e os efeitos sobre a protagonista Cady Heron.

No início, Cady usa roupas básicas e genéricas, até conhecer “As Plásticas” e acabar se infiltrando no grupo. Os efeitos dessa proximidade podem ser vistos refletidos em suas roupas, que trazem elementos das outras três garotas. Ela adota as cores rosa e azul de Karen; os cachos e os olhos delineados de Gretchen; e as roupas esportivas, os decotes e até os brincos e o colar com a inicial do seu nome, por influência de Regina.

10. Guerra nas Estrelas

Para mostrar os papéis de aluno e professor, a roupa de Luke Skywalker é parecida com um traje usado para a prática de artes marciais, indicando que está em período de treinamento. Já o figurino de Obi-Wan Kenobi, seu mentor, é semelhante ao de um monge, transmitindo ao espectador sua sabedoria e a posição que ocupa na vida de Luke, como seu mestre e guia.

11. Pantera Negra

A produção de Pantera Negra incluiu extensa pesquisa e um enorme trabalho para criar uma cultura Wakanda, que refletisse a vida vibrante de diferentes tribos africanas, com cores, estampas e tecidos representativos de cada uma. A equipe de figurino também buscou levar essas tradições para um plano futurista, mostrando um país africano rico em tecnologia e desenvolvimento, para que todos os elementos do vestuário tivessem uma razão.

entrevista com Ruth Carter na Vanity Fair revelou o papel dos elementos do figurino para integrar os personagens com seu entorno, como:

  • Todas as joias foram feitas de vibranium, um material fictício também usado no escudo do Capitão América.
  • O guarda-roupa de Shuri é mais ocidental e americanizado, mas traz elementos culturais, como o logotipo da sua camisa, um símbolo que representa o “propósito”.
  • A roupa da rainha tem estampas de tecidos tradicionais, mas no contexto de Wakanda do século XXI, são feitas em impressão 3D.
  • O colar de Nakia revela que ela faz parte de uma tribo do rio.
  • A roupa de combate de T’Challa traz figuras geométricas tradicionais da sua cultura.

12. Maria Antonieta

Sofia Coppola é uma renomada diretora na indústria cinematográfica. O filme Maria Antonieta, estrelado por Kirsten Dunst, nos contou a história da rainha da França e esposa de Luís XVI, na perspectiva de quem ela realmente era, ou seja, uma adolescente de 14 anos, que chega à França, após ter uma educação rigorosa na Áustria.

Os figurinos, desenhados por Milena Canonero, mostram Maria Antonieta ainda jovem com um estilo inocente e infantil, indicando sua evolução com vestidos coloridos e da moda, no momento em que passa a ser mais ativa na sociedade francesa. Por fim, usa roupas sóbrias, com cores mais suaves e silhuetas menos chamativas, no período em que a realeza vai perdendo popularidade.

13. As Patricinhas de Beverly Hills

Mona May desenhou os figurinos de filmes como Encantada, As Feras da MúsicaNunca Fui Beijada. Em As Patricinhas de Beverly Hills, usou roupas que mostram o mundo das adolescentes ricas da Califórnia, combinando peças de estilistas com outras de segunda mão — para dar um toque de autenticidade — usando cores que evidenciam as nuances de personalidade de Cher e Dionne.

Um detalhe interessante é a possibilidade de acompanhar o decorrer dos meses do ano letivo nos outfits das garotas. Elas usam roupas de tonalidades mais suaves no início do ano e peças mais escuras e quentes no inverno.

14. Cisne Negro

O filme Cisne Negro combina vários elementos para o público mergulhar na vida de Nina, e o figurino é um dos mais importantes. Em uma entrevista, a figurinista Amy Westcott observou que a evolução da protagonista pode ser acompanhada pela paleta de cores das suas roupas.

No início, quando Nina se comporta de maneira inocente e infantil, suas cores são pálidas e rosadas; ao começar a mergulhar totalmente em seu papel e nas suas relações com os outros personagens, suas roupas ganham tons mais escuros, representando o que ela almeja ser: o cisne negro.

15. La La Land: Cantando Estações

O filme La La Land: Cantando Estações, com seus elaborados números musicais e tomadas artísticas, cativou o público em 2016, e vários fãs analisaram aspectos relacionados aos personagens e à produção. Uma dessas análises observa as cores tanto dos figurinos quanto dos filtros nas cenas e nos elementos cenográficos.

Mia oscila entre duas características de sua personalidade, representadas pelo vermelho e pelo azul; o último predomina na maioria de suas ações. Quando decide deixar o namorado e conhecer Sebastian, o verde é usado para simbolizar seu crescimento e a esperança em trilhar esse novo caminho.

16. Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Sombrios, góticos e monocromáticos, os filmes de Tim Burton têm ritmo e estilo muito particulares e parte desse estilo se deve à contribuição da figurinista Colleen Atwood em filmes como Edward, mãos de tesoura, Alice no país das maravilhas e o inesquecível Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Em uma entrevista, Colleen compartilhou alguns dos elementos definidores dos personagens: Sweeney Todd tinha o suporte para suas navalhas e detalhes de prata em seus sapatos, o assistente do juiz, um chapéu muito peculiar e a senhora Lovett usava roupas mais exuberantes. Tudo isso revelava de maneira sutil a personalidade de cada um deles.

E, evidentemente, os tons escuros característicos de um filme de Burton.

17. Encantada

Adorável e idealista, Giselle, uma princesa de contos de fadas presa em Nova York, aprende a se adaptar ao mundo moderno e a compartilhar sua perspectiva com as pessoas ao seu redor. A estilista Mona May nos mostra a evolução da personagem nos figurinos, que começam como fantasiosos e depois se transformam em estilos mais práticos e modernos, sem perder o toque de doçura e inocência, próprio de Giselle.

Para conseguir a passagem de 2D para a vida real, Mona May teve de adaptar as proporções dos figurinos e tecidos, buscando a combinação ideal entre o toque mágico da animação e a praticidade necessária para que os atores pudessem usá-los confortavelmente.

Para você, qual filme contou com um figurino que complementava perfeitamente a personalidade dos personagens, e quais necessitavam looks totalmente diferentes dos que apresentaram?

Comentários

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Alguns têm um orçamento tão apertado que nem da pra fazer um figurino decente

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Não tinha idéia de que um figurinista tinha que ter noção de história e geografia

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