Eu nunca vou me cansar de ver desenhos
15+ Fatos sobre a criação de nossos desenhos animados favoritos que farão com que você queira vê-los novamente
Não importa há quanto tempo saímos do jardim de infência: muitos de nós ainda continuam assistindo a desenhos animados. Como Treinar Seu Dragão, Enrolados, Monstros S.A., que são obras-primas para crianças e adultos, sem esquecer dos trabalhos do japonês Hayao Miyazaki, que em geral se tornaram clássicos. Mas o que está por trás de uma imagem de contos de fadas, tão colorida e infantil? São dezenas de departamentos, milhares de storyboards, animadores que ficam noites sem dormir e o esforço de anos de trabalho.
O Incrível.club estudou em detalhes como nossos desenhos animados favoritos são criados e decidiu contar sobre os bastidores deste processo.
Como é criado um desenho animado: etapas principais
A produção de filmes de animação é chamada de “segmentação”. Essencialmente, é um processo de trabalho dividido em 3 etapas principais.
1. Pré-produção: formação de ideias e conceitos
2. Produção: criação do desenho animado, trabalho sobre todas as tarefas
3. Pós-produção: último aperfeiçoamento do material concluído
Como é a preparação
Em primeiro lugar, confirma-se o roteiro. Mais tarde, o artista responsável pelos scripts gráficos formaliza um quadrinho simples, mas muito detalhado, com esboços, cuja base servirá para a criação de todas as cenas do desenho animado. Essas tirinhas são chamadas de storyboard, uma espécie de roteiro visual.
Depois que milhares de quadros preliminares estiverem prontos, os editores os colocam em um grande vídeo, adicionando vozes preliminares e efeitos especiais. Isso os ajuda a identificar a duração de certas cenas, avaliar sua importância e fascínio. Por exemplo, desta maneira é que foi criado o storyboard para o filme Up: Altas Aventuras.
Nas animações japonesas, frequentemente o storyboard é formado sem uma versão com texto — por exemplo, se é baseado em mangá ou seu roteiro está sendo completamente criado pelo diretor. É assim que Miyazaki faz nos estúdios Ghibli: todos os storyboards são desenhados a partir do zero, pintados com aquarela e só depois enviados ao artista para a criação dos takes-chave e provisórios.
Como são desenhados os quadros
Após uma cuidadosa elaboração do storyboard, os artistas desenham os personagens inicialmente em 2D. A propósito, nos estudos de Ghibli, todos os movimentos são desenhados à mão, mesmo quando em muitos filmes já foi adotado o uso de imagens geradas por computador. Miyazaki sempre leva a veracidade de cada quadro muito a sério. Por exemplo, para os da cena de A Viagem de Chihiro, na qual a boca do dragão é aberta, os artistas foram a uma clínica veterinária, onde os profissionais lhes mostraram como colocavam remédios na boca de um cachorro. E para os dos planos como em que aparece o céu, Miyazaki e seus colegas frequentemente sobem no telhado do estúdio.
Em seguida, cria-se uma arte conceitual e, com base nela, uma paleta de cores do futuro desenho animado é criada, junto com a atmosfera das cenas principais. Os personagens são desenhados em grupos, e a eles são atribuídos emoções e gestos característicos.
Mais tarde, é a vez dos designers 3D. Eles trabalham na carcaça dos personagens, que até agora não se movem nem expressam suas emoções. Depois vem a vez do departamento de criação de bonecos, nos quais os heróis trabalham em todos os pequenos movimentos e mudanças na expressão facial — particularmente articulações, músculos, rugas e todas as dobras do corpo.
Como trabalham com os modelos 3D
Mas isso ainda não é tudo. Os bonecos são enviados aos mestres do revestimento de cor e textura, que trabalham com a superfície de todos os personagens para torná-los o mais natural possível em qualquer condição, como durante a chuva ou sob a luz do sol extremamente brilhante. Os profissionais têm acesso a uma biblioteca especial de superfícies, na qual existem vários tipos de pedras, madeira, ferro e vidro, entre outros. Neste mesmo departamento é criado o efeito de oxidação nas armas ou os arranhões em uma velha mesa de madeira.
Mas a biblioteca não tem tudo e muitas texturas precisam ser criadas do zero. Isso aconteceu com o cabelo da princesa do desenho animado Valente. Os movimentos de seus cachos foram calculados matematicamente, levando-se em consideração os movimentos da heroína e a força da gravidade. Para imitar o cabelo de forma realística, foram feitas até mesmo molas de verdade, que imitavam o movimento dos cachos da princesa Mérida. Os artistas usaram esses movimentos como base.
Como os personagens e seu ambiente “ganham vida”
Já se tem o cenário visual, os modelos 3D dos personagens e decorações, fundos e arredores. Mas, para tudo isso funcionar em um único filme, a animação precisa do departamento de pré-visualização. Seus trabalhadores dão origem aos movimentos de todos os personagens e objetos com base nos storyboards recebidos.
Para dar vida aos personagens, os artistas não precisam desenhar cada cena. Basta pegar um boneco em 3D e movimentar os reguladores responsáveis por uma ou outra parte do modelo. Quanto mais reguladores, mais natural será o comportamento do personagem. Por exemplo, para recriar os movimentos de Banguela do filme Como Treinar seu Dragão, mais de 6 mil reguladores foram usados.
Por que atores e artigos reais são necessários para criar um desenho animado?
Para criar cada cena, será necessário um material sem edição. Para isso, os animadores procuram um vídeo ou filme apropriado em todas as situações em um estúdio de gravação. Por exemplo, para o frame em que eles jogam lama no rosto de Mérida, uma atriz de verdade foi usada e, claro, lama real.
A maior dificuldade em criar uma imagem realista são os atributos complementares, artigos com os quais os personagens interagem, suas roupas e cabelos. Em geral, todos esses elementos são elaborados à mão e esboçados a partir de objetos reais. Isso é feito por uma equipe completa que responde por um personagem em particular, enquanto os funcionários do departamento de efeitos especiais se encarregam de todo o cenário. Somente com sua ajuda uma folha pode cair de uma árvore ou uma chama sair da boca de um dragão.
Como resultado de um simples esboço, a princípio nasce um boneco sem cabelos ou brilhos, que depois de uma “viagem” pelos vários departamentos torna-se o personagem que nos acostumamos a ver na tela.
Os personagens das cenas em grandes grupos também não ficam desassistidos. O departamento de animação por computador cuida disso. Claro, os profissionais não fazem uma animação individual para todos os personagens separadamente, eles criam movimentos básicos de 2-3 (por exemplo, caminhar, comer, rir ou aplaudir). Mais tarde, esses movimentos são distribuídos entre os personagens em massa.
O filme de animação está praticamente pronto! Agora resta dar voz aos personagens. Nos estúdios da Pixar e da Disney, frequentemente são convidados atores famosos para isso. Nas animações japonesas, há uma profissão independente, a seiyū. É assim que são chamadas as pessoas que trabalham exclusivamente com a voz em filmes de animação.
Qual desenho animado você está pronto para assistir de novo e de novo, não importa quantos anos tenha?