10 Detalhes de caracterização em novelas que podem ter passado despercebidos, mas fazem muito sentido
Um bom ator precisa se entregar de corpo e alma para interpretar um personagem. Além do talento em cena, ele conta com a ajuda de uma equipe empenhada nos bastidores, responsável pelos detalhes que, às vezes, não percebemos, mas fazem toda a diferença. Pensando nisso, reunimos 10 casos em que os figurinistas e os maquiadores de novelas capricharam na caracterização, recorrendo a truques que muita gente nem reparou. Confira!
1. Liberdade, Liberdade
O elenco da novela Liberdade, Liberdade sentiu na pele o que é se “sacrificar” em nome da arte. Durante as gravações, os atores e as atrizes não puderam depilar os pelos das axilas, por exemplo. Tudo para que os personagens se mantivessem fiéis ao período histórico que a trama retratava, o Brasil do século XVIII.
Na época, a profissional Lucila Robirosa trabalhou na caracterização da obra: “É importante reproduzir o que se passava naquele período. A gente pede para todo mundo deixar os pelos de debaixo do braço e da virilha. Para quem fez depilação a laser, colocamos uma peruquinha no lugar”, revelou.
2. Novo Mundo
Quando um personagem de novela é inspirado em uma pessoal real, a caracterização é fundamental para dar mais veracidade à história. Em Novo Mundo, Leticia Colin interpretou Leopoldina, a primeira esposa de Dom Pedro I. Para se adequar à silhueta da imperatriz do Brasil, a atriz contou com a ajuda da equipe da trama.
Suas roupas tinham muitas camadas e os vestidos continham anáguas, peça que ajuda a dar ainda mais volume ao traje. “Tenho um figurino que modifica o meu corpo. A gente sabe que a Leopoldina era gordinha, então a gente manteve isso através do figurino”, comentou a artista na época.
3. Nos Tempos do Imperador
Quem também precisou modificar a aparência para representar uma figura real foi Mariana Ximenes. Conhecida pelos seus marcantes olhos azuis, a atriz apareceu sem esse cartão de visitas na novela Nos Tempos do Imperador.
A cor da íris pode parecer um mero detalhe, mas fez toda a diferença na composição de sua personagem, Luísa, a Condessa de Barral. Só de observar as imagens, percebemos quanto o olhar da artista se transformou.
4. Quanto Mais Vida, Melhor!
Em Quanto Mais Vida, Melhor!, os quatro protagonistas passaram por uma situação um tanto incomum em novelas: eles trocaram de corpos. Então, a equipe de figurino entrou em ação e foi fundamental para que o público identificasse quem assumiu o lugar de quem. Muita gente pode não ter reparado, mas as roupas dos personagens também mudaram.
Paula (Giovanna Antonelli), por exemplo, que gostava de usar conjuntos monocromáticos, trocou de lugar com Neném (Vladimir Brichta), um jogador de futebol com estilo despojado. Depois da transformação, a empresária, no corpo do atleta, manteve seu guarda-roupa em cores únicas e vibrantes, mas substituiu as saias por peças esportivas.
5. Geração Brasil
Quem acompanha o trabalho do cantor Johnny Hooker talvez não se lembre que ele já se arriscou como ator — ou, provavelmente, não o reconheceu em cena. Isso porque, na novela Geração Brasil, o músico deu vida ao jovem Thales, personagem com um estilo bem diferente do que Johnny costuma mostrar.
Além das roupas despojadas e dos óculos, distantes dos figurinos exuberantes que o rapaz usa nos palcos, o penteado com dreadlocks também marcava o visual. Mas era tudo peruca! Na época, o artista revelou que levava cerca de uma hora e meia para colocar os cabelos falsos.
6. I Love Paraisópolis
É preciso pensar bem antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem. Afinal, é uma marca definitiva. Então, como proceder quando um personagem de novela precisa ter o corpo tatuado? É nessa hora que entram os truques da equipe de caracterização.
Foi justamente o que aconteceu com Caio Castro, quando deu vida ao vilão de I Love Paraisópolis. Para criar as tattoos do bad boy Grego, a maquiadora usava um adesivo. A aplicação na pele do ator, de fato, parecia real, mas tinha prazo de validade: durava, no máximo, dois dias.
7. Alma Gêmea
Um outro tipo de desenho corporal precisou ser reproduzido na novela Alma Gêmea. Serena, a protagonista da história, vivida por Priscila Fantin, tinha origem indígena. Para representar as artes típicas dessa cultura, os profissionais da trama usavam, primeiro, um carimbo.
Em seguida, era aplicada uma maquiagem à prova d’água, para que não derretesse com o suor ou nas cenas gravadas em rios. O processo de pintura de cada membro do elenco era diário e levava cerca de 40 minutos para ser concluído.
8. Além do Tempo
Em Além do Tempo, a veterana Irene Ravache surgiu em cena com uma aparência 20 anos mais jovem. A transformação foi necessária para uma sequência de flashback, que durou poucos minutos, mas demandou o talento e a dedicação de pessoas por trás das câmeras.
“Rejuvenescer 20 anos uma atriz é algo desafiador. Realizar esse trabalho foi um presente. Ela colaborou e me apoiou em todo o processo. Foi um grande prazer e a Irene ficou muito satisfeita”, contou a profissional Valéria Toth, integrante da equipe de caracterização da trama.
9. Os Dez Mandamentos
A atuação de Guilherme Winter em Os Dez Mandamentos conquistou o público de todo o Brasil. Na pele do profeta Moisés, o ator emocionou em cenas que marcaram a novela. O que muita gente pode não saber é que a caracterização do protagonista exigia um trabalho cuidadoso.
Além da barba e do cabelo postiços, também eram aplicados efeitos de envelhecimento, como truques de maquiagem para evidenciar as marcas de expressão e alguns fios brancos. Em uma rede social, o artista chegou a compartilhar um vídeo mostrando sua transformação.
10. Todas as Flores
Na novela Todas as Flores, era difícil não se envolver pela história da costureira Judite, interpretada por Mariana Nunes. Além do senso de justiça, o visual da moça, com suas madeixas volumosas, também chamava a atenção.
O que alguns espectadores talvez não saibam é que os longos cachos da personagem não faziam parte do estilo da atriz na vida real. Mariana tem os cabelos bem curtinhos e precisava colocar uma peruca antes de entrar em cena.