7 Provas de que os gênios também se equivocam

há 1 ano

Centenas de anos após o surgimento de obras de arte famosas, os especialistas e os bons observadores analisam as criações dos mestres. No entanto, é impossível determinar objetivamente onde houve uma ideia e onde ocorreu um acidente. Só podemos desfrutar da contemplação das obras-primas observando nelas o que pode ser chamado de deficiências: pés assimétricos nas pinturas de Botticelli ou estrabismo na escultura “Davi”.

Incrível.club decidiu lhe contar os mistérios ocultos nas obras dos grandes mestres da pintura, arquitetura e escultura. No bônus, você verá a Mona Lisa de uma maneira inesperada.

Jean-Auguste-Dominique Ingres, “Condessa de Haussonville”

No retrato da condessa de Haussonville, a mão direita está distorcida: parece que o antebraço é maior que o normal, o cotovelo está longe demais e a curvatura dos dedos não é natural. No espelho, você pode ver os dedos da mão que a modelo tem em seu pescoço, mas eles não deveriam refletir.

As obras de Jean-Auguste-Dominique Ingres são drasticamente diferentes: algumas pinturas são incrivelmente realistas e, em outras, o pintor infringe as proporções. Os críticos consideravam o naturalismo de seu trabalho vulgar e, provavelmente, a negligência da anatomia era um protesto da parte do pintor.

Théodore Géricault, “O Derby de Epsom”

Este é o trabalho de Eadweard Muybridge “O cavalo em movimento”. O fotógrafo mostrou que uma corrida de cavalos não pode ser vista como na pintura de Géricault.

A posição das patas dos cavalos na pintura “O Derby de Epsom” está errada. As patas traseiras e dianteiras esticadas em lados opostos não criam um efeito de corrida, mas sim que os animais flutuam. O erro na pintura foi encontrado pelo fotógrafo Eadweard Muybridge, mais de 50 anos após sua criação. Sim, por uma fração de segundo, eles levantam todas as quatro patas do chão, mas devido às peculiaridades da anatomia, o movimento é visto completamente diferente.

Sandro Botticelli, “A Primavera”

No trabalho de Botticelli, imprecisões estão presentes na anatomia dos pés. Isso se aplica tanto às figuras-chave da tela quanto às de importância secundária. Porque isso aconteceu continua sendo um mistério. Mas no quadro “A Primavera” alguns pés estão um pouco tortos, como se o pintor estivesse apressado. Possivelmente, ele lutou por seu próprio ideal e afastou-se deliberadamente do realismo na pintura.

Michelangelo, “Pietà”

“A Pietà” é a única obra que Michelangelo assinou. A escultura gera um clima apropriado para tal situação e é tão perfeita que é quase impossível notar suas pequenas imprecisões. Preste atenção à proporção dos corpos de Maria e Cristo: sua figura frágil teve que ser “reforçada” com muitas camadas de “tecidos” para equilibrar a composição. Suas mãos, pernas e ombros parecem maiores que os dele.

Catedral de Canterbury

A Catedral de Canterbury é o principal templo da Inglaterra, um exemplo claro da arquitetura gótica da Idade Média. Mas também tem imperfeições: na foto acima você pode ver que um elemento do trifório é assimétrico.

Jan Gossaert (Mabuse), “Retrato de um comerciante” e “Autorretrato”

Os dedos em algumas das pinturas de Jan Gossaert são muito longos, torcidos de uma maneira incomum e o incrível realismo dessa pintura aumenta o efeito. A postura longa e imóvel é problemática, portanto não surpreende que os detalhes possam mudar completamente no processo e os erros sejam inevitáveis.

Michelangelo, “Davi”

Já são cinco séculos que o “Davi” é considerado a beleza masculina ideal. Mas se você olhar diretamente para a face da estátua, verá um estrabismo: o olho direito parece um pouco mais alto, enquanto o esquerdo parece reto. Pode-se argumentar que um professor notável como Michelangelo o fez de propósito, já que de outros ângulos a escultura de 5 metros parece muito boa. Mas como foi dito em um estudo, um oftalmologista acharia improvável que Davi pudesse derrotar Golias com essa visão.

Bônus: Leonardo da Vinci, “Mona Lisa”

Enquanto os olhares de todo o mundo estão ligados à astuta simetria do rosto da “Mona Lisa” e os cientistas realizam estudos sobre o verdadeiro significado de seu sorriso, a paisagem ao fundo continua sem atenção. Se observada, causa a sensação de que os lados direito e esquerdo do fundo não estão relacionados entre si.

Você já notou erros nas obras-primas da arte mundial?

Observação: Este artigo foi atualizado em Novembro de 2021 para corrigir o material de origem e/ou imprecisões factuais.

Comentários

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Ai gente por favor! Se nem fotos de hoje em dia as pessoas são realistas (por conta de abusarem nos filtros e Photoshop), quanto mais pinturas de séculos passados ?

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