10 Detalhes de “Encanto” que o tornam um dos mais belos filmes de animação

Arte
há 2 anos

Não é de hoje que as animações da Disney costumam encantar crianças e adultos de todas as idades. Talvez, isso aconteça pelo fato de que elas costumam trazer em suas histórias mensagens capazes de fazer refletir, emocionar e, para os olhos mais atentos, verdadeiros desafios de percepção através das inúmeras referências e easter eggs que são geralmente utilizados.

Com Encanto não foi diferente: o longa que traz personagens latinos como protagonistas chegou a ganhar uma das categorias da última edição do Globo de Ouro, e uma de suas canções originais atingiu picos realmente históricos nas paradas musicais. Não à toa, visto que, além da crítica positiva, os números mostram o quanto muitos gostaram do filme.

A pergunta é: seria o gostar de um filme sinônimo de captar todos os detalhes? Para responder a essa pergunta, o Incrível.club te convida a verificar abaixo, a lista de referências da trama. Embora estejam bem “na nossa frente”, elas podem passar despercebidas. Confira só!

Durante a canção “Não falamos do Bruno” há uma mudança repentina de personagens

Ao final da canção “Não falamos do Bruno”, que se tornou um verdadeiro sucesso nas paradas musicais, há um momento em que os componentes da família Madrigal estão rodeando Mirabel, e uma personagem secundária é vista segurando um aquário. Contudo, a câmera vai girando e ela desaparece da tela. Quando retornaria à cena, outra figura é quem aparece no quadro: Dolores. Seria uma substituição proposital ou um erro de edição que “acabou passando”?

A botinha com uma planta, objeto famoso em WALL-E aparece em um dos cômodos

Na cena em que Bruno, o personagem que até então parecera ser antagonista na trama, aparece pela primeira vez em destaque, é possível observar ao fundo de seu esconderijo, uma botinha com uma planta dentro sobre uma das prateleiras do cômodo: o mesmo objeto considerado um símbolo de outra animação da mesma produtora: WALL-E.

O rio “colorido” de uma das cenas ao final realmente existe

Encanto, além de trazer uma abordagem totalmente latina para a Disney, nessa animação, a produtora também imerge especificamente na cultura colombiana para a criação de seus personagens: na ambientação dos lugares onde vivem e mesmo nas cores fortes e contrastantes. Contudo, engana-se quem pensa que tudo é ficção.

Em uma das emblemáticas cenas do final da trama, é possível observar o desenrolar da conversa entre as personagens Abuela e Mirabel, que acontece às margens de um rio multicolorido. Embora pareça apenas um cenário comum, ele realmente existe, possui cinco cores e se chama “Caño Cristales”. Além disso, é conhecido como “O rio que escapou do paraíso” e “O mais bonito do mundo”. Bem, não podemos negar haver motivos para isso, não é mesmo?

Os animais, assim como a construção da trama, também remetem à Colômbia

O poder de um dos integrantes da família Madrigal, o Antonio, é conversar com os animais. Na trama, portanto, não somente a ambientação remete à cultura colombiana, mas igualmente à fauna. O personagem, após receber seu poder, é questionado por um tucano, sobre algo que somente ele consegue entender, e lhe responde de maneira positiva. O que se segue é o surgimento de diversos animais silvestres em cena, entre eles estão, além do tucano, capivaras, antas, quatis, araras e até uma onça-pintada. Aparentemente, os animais que o menino atrai são, também, latinos nativos.

Outra curiosidade é que no decorrer da história, é possível notar que algumas vezes, Antonio se sentia deslocado do restante da família. E Mirabel é que em muitos momentos era sua companhia. Talvez, por essa razão, o seu poder lhe assegurava que não se sentiria sozinho novamente — já que estaria sempre em comunhão com os animais. Além disso, a menina que nascera “sem dom” e que também se sentia distante da família Madrigal, curiosamente, também parece ter um forte diálogo com as borboletas, assim como Antonio tem com o seu tucano, no decorrer da narrativa. No mínimo uma bela associação entre os personagens e o papel dos animais enquanto companheiros, não acha?

Em um frame há uma personagem muito semelhante à Mamá Inês de Viva — A Vida É uma Festa, porém, mais nova

Ainda que, tanto Viva — A Vida é uma Festa quanto Encanto sejam animações inspiradas na cultura latino-americana, a primeira na mexicana e a segunda na colombiana, essa parece não ser a única relação que se estabelece entre as duas produções.

Em um frame, que antecede a cerimônia dos poderes do personagem Antonio, vemos a população local chegando à casa mágica da família Madrigal e sendo recebida por Camilo, que tem o poder de assumir a forma de qualquer outro ser humano. É nesse momento que se observa também uma figura com tranças grisalhas e vestida com um Quechquémitl, traje típico da cultura mexicana — o que é prontamente associado a uma personagem já conhecida no “Universo Disney”, com as mesmas atribuições, porém de outra trama: a Mamá Inês.

Embora esteja escondido em boa parte da trama, já nos pôsteres era possível ver Bruno

É comum que as produtoras de filmes, antes de os lançarem, apresentem seus pôsteres, trailers e outros materiais de divulgação. Em Encanto, portanto, ainda que o personagem “Bruno” não apareça de imediato na trama com certo foco, ele já havia sido apresentado há muito ao mundo, desde os primeiros pôsteres de divulgação da animação. Ao fundo, é possível notá-lo “camuflado” em meio à riqueza de detalhes de ambas as imagens.

Da mesma maneira, em uma das cenas, há um easter egg que relaciona Encanto com Monstros S.A: as famosas portas!

Uma das curiosidades mais bacanas de Encanto é que a casa onde os personagens principais moram parece não somente ter vida, mas igualmente ser uma das protagonistas da história. Além de se comunicar diretamente com os membros da família Madrigal, nela, há portas que representam especificamente os poderes de cada um deles.

Todavia, esse não é o único destaque que as “portas” parecem ter no decorrer da trama. Durante a performance de Luisa, com muitas cenas rápidas e cheias de cores, um detalhe pode não ter sido evidenciado aos olhos menos atentos: a mulher extremamente forte empurrando uma série de portas em um efeito dominó. Algo comum, não fosse a conexão que parece haver com outro filme famoso da Disney: Monstros S.A, em que as portas também desempenham um papel importante, por serem o portal que permite acesso ao que seria o nosso mundo.

Todavia, há um outro easter egg evidente envolvendo Luisa: A luta contra Cérbero, a mesma situação que ocorre na animação Hércules

Outro easter egg que envolve a mulher forte, Luisa, é uma de suas lutas no decorrer da narrativa — nesse caso, contra Cérbero, um cão de três cabeças. Acontece que a mesma situação se desenrola em outra animação famosa da Disney, Hércules, de 1997, quando o herói também luta contra a mitológica criatura. Uma referência, no mínimo, clara, não é mesmo?

Próximo ao final do filme, a música cantada pelo personagem “Bruno” faz alusão à famosa Let It Go (Livre estou, em português) de Frozen

Próximo às cenas finais, quando Bruno, o até então personagem “oculto” da trama, vem à lume e reata a relação com a família Madrigal, uma canção é iniciada. Durante a melodia, no entanto, na qual o personagem encoraja uma de suas irmãs a ter maior liberdade com os seus poderes, ouve-se a frase “Vem chuva, vem neve. Deixa rolar”.

Em inglês, o trecho seria o seguinte Let it rain, let it snow. Let it go. Uma possível (grande) referência à famosa música Let It Go, do filme Frozen — um dos maiores sucessos da Disney.

O vestido de Mirabel possui desenhos referentes aos milagres de alguns dos membros da família Madrigal

Se você nunca parou para reparar os trajes dos personagens das animações, talvez este seja o melhor momento para começar a fazê-lo. Muitas vezes, eles guardam detalhes que podem parecer somente bonitinhos à primeira vista, mas que, na verdade, têm significados realmente relevantes.

Em Encanto, o vestido da protagonista Mirabel, parece ter desenhos referentes aos poderes de alguns membros da família Madrigal: a vela da Abuela; os animais do Antonio; o rosto da própria Mirabel; as flores de Isabela; o sol da Pepa, em referência ao clima; o camaleão, em referência à metamorfose do Camilo; o cesto de pães para Julieta; e a mão segurando uma barra com duas anilhas da Luisa. Abaixo, você pode conferi-los, respectivamente.

Há outros detalhes ou referências que você notou enquanto assistia à trama e que não listamos aqui? Conte nos comentários! Adoraríamos saber! 😉

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