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Jogos e charadas que farão qualquer um parecer gênio

Todos têm capacidade de encontrar soluções inusitadas para situações inesperadas. Só que alguns conseguem melhores resultados do que outros.

O Incrível.club apresenta seis charadas interessantes e exercícios simples, que ajudarão tanto os adultos como as crianças a treinarem o pensamento criativo.

Procure coisas em comum

Imagine dois objetos totalmente diferentes e procure neles todos os traços em comum existentes. Por exemplo, o que há em comum entre o leite e o ouriço?

  • Vantagem: o jogo nos ensina a buscar as respostas mais simples, eliminando, da formulação da resposta, pluralidades que não devem ser postas sem necessidade, conforme nos mostra a teoria da navalha de Occam.

Mais opções para comparar:

  • Uma bota e um lápis.
  • Uma mão e um poste elétrico.
  • Um salame e uma cápsula (medicina).
  • Os ouriços são mamíferos e o leite vem das vacas, que também são mamíferos.
  • Tanto as botas quanto o lápis deixam marcas.
  • Tanto as mãos quanto os postes elétricos têm linhas.
  • Tanto os salames quanto as cápsulas são recobertos.

Debate

Selecione algum objeto ou ação, uma pessoa menciona os lados positivos e a outra, os negativos. Por exemplo: o café. Para discussões com crianças, escolha temas que se adequem à sua idade, para que também aprendam.

  • Vantagem: o jogo desenvolve o pensamento lógico e crítico, ensina a analisar os problemas de diferentes pontos de vista.

Ventajas:

  • Tem ótimo odor.
  • Revigora, dá energia.
  • Melhora o metabolismo.
  • É fácil de preparar.
  • Reduz a dor de cabeça.
  • Não requer condições especiais de conservação.
  • Com ele, é possível preparar muitas bebidas.
  • Ajuda a prevenir algumas doenças.
  • Tem muitos outros usos (você pode fazer um esfoliante, preparar um bolo, etc.)

Desvantagens:

  • É difícil tirar suas manchas.
  • Deixe placa dentária.
  • Se você beber café durante a noite, pode causar insônia.
  • No seu cultivo são utilizados pesticidas.
  • Retarda a absorção de certas vitaminas e minerais.
  • Tem efeito diurético.
  • Deve tomá-lo com moderação.
  • Pode causar dependência.
  • Uma dose elevada eleva a pressão arterial.

Uso extraordinário

Trata-se de pensar em usos incomuns de um objeto. Por exemplo: como você consegue usar de uma maneira diferente palitos de dente? Com certeza algumas ideias podem surgir de coisas que você tem em casa.

  • Vantagem: ajuda a superar os limites do pensamento. Além disso, no caso de crianças pequenas, o jogo ensina a compreender os princípios do supra sistema, ou seja, o que envolve um objeto e como ele interage.

  • Fazer artesanato com batatas e outros legumes.
  • Pintar pequenos arranhões.
  • Marcar o fim de uma fita adesiva.
  • Remover o vapor de uma panela, colocando um palito de dentes entre a tampa e as paredes da panela, o que vai permitir que o vapor escape de maneira uniforme.
  • Assar batatas uniformemente: colocando 'perninhas', espetando quatro palitos.
  • Juntar salsichas para fritar mais fácil.
  • Endireitar um talo torto ou quebrado de uma planta de casa.
  • Grudar lantejoulas e outros itens pequenos.

Adivinhe o que é

Para este jogo você precisará de uma imagem com uma parte coberta. A pessoa terá que adivinhar o que ou quem está na imagem, fazendo perguntas incisivas. As questões só podem ser do tipo 'sim ou não'. Para os adultos, é possível complicar o jogo, limitando o número de perguntas permitidas. No caso das crianças, deixe uma parte da imagem exposta para facilitar a tarefa.

  • Vantagem: este exercício, além de treinar o pensamento incomum, ajuda a desenvolver a imaginação e ensina a fazer as perguntas certas.

Desenvolver a ambidestria

A ambidestria é a capacidade de utilizar de forma eficiente tanto a mão direita quanto a esquerda. Era uma capacidade dominada perfeitamente por Leonardo DaVinci, Nikola Tesla, Albert Einstein, entre outros gênios.

Pegue uma caneta em ambas as mãos. Tente desenhar um triângulo com uma mão e, com a outra, um círculo. Se você não gosta de formas geométricas, escreva palavras (diferentes, mas com a mesma quantidade de letras). Se, a qualquer momento, sentir que a sua cabeça dói, pare um pouco e tente de novo uma ou duas horas mais tarde.

  • Vantagem: usar as duas mãos ao mesmo tempo não só exercita suas habilidades de pensamento extraordinárias, mas também ajuda você a se recuperar após um episódio de estresse e a melhorar a memória. Treinar a mão que não é a sua dominante está no complexo de neuróbica (aeróbica para o cérebro), desenvolvido pelo neurobiólogo Lawrence Kutz.

Sim ou Não

Guardamos o mais difícil por último. Um dos participantes da brincadeira inventa uma história com um enredo interessante e conta apenas o seu final, incluindo uma pergunta para terminar. Por exemplo: antes de dormir, uma mulher esconde um sapato no cofre. Por quê? Outra pessoa, tentando procurar uma explicação lógica para esse fato, faz perguntas incisivas. Só é permitido responder sim ou não.

Se você não tem um amigo que sabe inventar esse tipo de enigma, pode encontrar algumas sugestões na Internet (perguntas de sim ou não).

  • Vantagem: ensina a aplicar o pensamento lateral para encontrar respostas. Muitas empresas (por exemplo, o Google) adoram fazer essas perguntas para os candidatos que procuram trabalho.

Mais opções de histórias:

  • No meio de um deserto há uma pessoa morta e totalmente nua segurando um palito de fósforo queimado nas mãos. Em torno dela não há ninguém. O que lhe aconteceu?
  • Um guarda sonhou que a loja iria explodir durante a noite. Comentou sobre esse sonho com o seu chefe, que lhe respondeu "obrigado" e o despediu. Por que o chefe fez isso?
  • John passou três dias no hospital. Ele não estava doente ou ferido, mas, quando recebeu alta, não conseguiu ir para casa a pé. Tiveram de carregá-lo. Por quê?
  • A mulher é uma comissária de bordo. Antes de dormir, ela coloca seus papeis em um cofre de seu quarto de hotel e, para não os esquecer lá de manhã, também coloca um sapato.
  • O homem estava voando em um balão de ar quente com os amigos. O balão começou a cair e os meninos se despiram para jogar as roupas e deixar o balão mais leve. Quando isso não funcionou, tiveram que sortear palitos de fósforo. Quem estivesse com o palito queimado teria que pular.
  • Porque o guarda dormiu em serviço.
  • John nasceu há poucos dias nesse hospital. É um bebê.

Ilustradora Anna Syrovatkina exclusivo para Incrível.club
Produzido com base em material de marieclaire